TORTA DE ALGODÃO
A torta de algodão, obtida após a extração do óleo, pode ser usada como fertilizante na indústria de corantes, na alimentação animal e na elaboração de rações animais, devido ao seu alto valor protéico.
Tradicionalmente, na alimentação animal são utilizados os subprodutos, como o caroço, o farelo e as cascas da semente do algodão, fornecendo proteína e energia aos ruminantes, por meio da ração. São usados principalmente na alimentação de poligástricos, pois o gossipol é tóxico aos monogástricos; é inofensivo aos ruminantes se fornecido em quantidades controladas.
Considerado um alimento muito palatável e rico em proteínas e energia, é recomendado para ruminantes, sendo mais utilizado em gado de corte. Possui alto teor de fibras digestíveis.
Recomenda-se utilizar de 15 % a 20% da matéria seca para cada animal adulto, no entanto é indispensável que a formulação seja indicada por um profissional especializado.
Por se tratar de um produto derivado do caroço de algodão, o produto é encontrado com maior facilidade no segundo semestre (safra do algodão).