Revolução do controle de daninhas no arroz completa 20 anos com inovação

No início dos anos 2000, a cultura do arroz enfrentava uma grave crise devido ao desafio do controle de plantas daninhas – com destaque para o arroz daninho, uma verdadeira ameaça à produtividade desta cultura. Foi nesse cenário que a BASF lançou o Sistema Clearfield®, uma inovação projetada para enfrentar esse desafio que se propôs a entregar controle eficaz sobre invasoras, tais como o arroz vermelho e o capim arroz, que eram uma preocupação constante para os agricultores da época. 

“Não só para a BASF, mas para toda o segmento, foi um marco, um divisor de águas do que existia e do que passou a ser construído a partir do lançamento da tecnologia. Então, nós vemos no arroz uma cultura extremamente importante para o Brasil, uma cultura que está diretamente ligada a segurança alimentar do país. Hoje, e diariamente, milhões de brasileiros podem ter a certeza de que o arroz estará presente na sua alimentação, sendo que 80% vem do sul do país”, afirma José Mauro Guma, gerente de Marketing de Sementes de Arroz da BASF.

À medida que o Sistema Clearfield® comemora duas décadas de sucesso, a BASF inovou novamente e apresentou a tecnologia Provisia®. Essa solução foi projetada para se integrar ao sistema produtivo do arroz, oferecendo longevidade, segurança e uma alternativa valiosa para os produtores, com controle eficaz de plantas daninhas de folha estreita. De acordo com a BASF, o Sistema Provisia® não substitui o Sistema Clearfield®. Pelo contrário, trabalha em conjunto, fortalecendo o manejo de plantas daninhas e estendendo a vida útil das tecnologias para cultivo de arroz no limpo. Essa abordagem, juntamente com a prática de rotação de culturas, são a base do sistema produtivo proposto pela fabricante.   

Inovação que Impulsiona a Produtividade e a Qualidade

O Sistema Provisia® é fruto da combinação de tecnologia de manejo de plantas daninhas de díficil controle com inovações genéticas nas sementes, proporcionando avanços significativos em produtividade e qualidade dos grãos. 

“É aí que entra a tecnologia Provisia®, que atua nas das plantas daninhas resistentes. No contexto atual da lavoura de arroz, é vital utilizar essas tecnologias dentro do processo de rotação de culturas, que é a introdução da soja. Dessa forma, usando a tecnologia Provisia® e o Clearfield®, teremos a longevidade desses sistemas por muito mais tempo”, indica o gerente de Marketing de Sementes de Arroz da BASF.   

A estratégia de combinar duas tecnologias com a rotação de culturas em ciclos de três, quatro ou cinco anos, conhecida como “mandala”, promete sucesso no longo prazo para os agricultores. Essa abordagem permitirá um gerenciamento eficaz da produtividade e do controle de plantas daninhas, além de uma gestão mais intensiva, aproveitando as ferramentas digitais disponíveis. “Então é muito importante o bom manejo e entender que as tecnologias são diferentes e necessitam treinamentos e conhecimentos específicos para cada uma delas. E, da mesma forma, a soja, como rotação de cultura, vai necessitar também essa evolução em conhecimento, para que ela possa entregar também uma lavoura limpa. Esses são pilares extremamente importantes”, indica Guma.

Sementes de Arroz Lidero™: O Futuro da Agricultura

As sementes de arroz Lidero™, da BASF, são altamente recomendadas para os sistemas Clearfield® e Provisia®. Essas sementes híbridas incorporam genética avançada, oferecendo alto potencial de produção e qualidade industrial adequada dos grãos. Isso contribui para a longevidade das lavouras e o  legado dos rizicultores.  

De acordo com Guma, à medida que novas cultivares híbridos de arroz mais produtivas e adaptadas são desenvolvidas através do melhoramento genético, os produtores experimentarão um aumento na produtividade ainda mais relevante. 

Atualmente são dois híbridos da Lidero™ no mercado:

LD 522 CL: Híbrido desenvolvido para o Sistema Clearfield®. Apresenta alta seletividade ao herbicida Kifix®, alto potencial produtivo, destacada estabilidade produtiva e uma referência em termos de qualidade de grãos. Ciclo Intermediário.

LD 132 PV: Primeiro híbrido de arroz desenvolvido para o Sistema Provisia®. Apresenta boa seletividade ao Herbicida Provisia® 50 EC, tem alto potencial produtivo e qualidade de grãos. Ciclo intermediário.

O que esperar do futuro?

O Sistema Clearfield® é uma base sólida na cultura do arroz, abrangendo aproximadamente 80% da área de cultivo de arroz irrigado no Brasil. Embora continue sendo a tecnologia predominante, a chegada da tecnologia Provisia® está contribuindo para prolongar sua eficácia. De acordo com a BASF, não há dúvida de que haverá uma abundância de materiais produtivos com a tecnologia Clearfield®, dado o trabalho árduo de bancos genéticos e melhoristas ao longo de duas décadas com essa tecnologia.

“A tecnologia Provisia® foi lançada para desempenhar o papel de aliada do Clearfield®, para que ambos tenham sustentabilidade no longo prazo. Prevemos para os próximos anos também um ganho de escala, com a tecnologia Provisia® aumentando em área de utilização, bem como a chegada de novos híbridos de arroz com essa tecnologia”, projeta o gerente da BASF.  

Para o especialista, o lançamento de uma nova tecnologia no mercado sempre traz consigo uma oportunidade valiosa para avanços significativos, crescimento profissional e destaque no mercado.  “Por sua parte, o rizicultor vai entregar um produto de melhor qualidade, mais produtivo, mais eficiente. É uma grande oportunidade de se diferenciar no mercado e de difundir tecnologias”, complementa.

Como último diferencial, porém não menos importante, os híbridos de arroz Lidero™ são mais tolerantes às mudanças climáticas – tanto ao excesso quanto à falta de água. “Isso também será um divisor, e esse é um ano no qual o produtor poderá observar isso. As sementes Lidero™ devem expressar maior vigor, maior potencial e uma maior tolerância aos fatores abióticos, como frio, seca e chuvas em excesso. Nosso foco é no agricultor, no que ele está precisando, no que faz sentido para ele. Com isso, trabalhamos para perpetuar esse Legado dele, que é tão importante para a sociedade: cultivar alimento acessível e de alta qualidade”, conclui José Guma. 

A Agro Xingú Corretora de Grãos trabalha com os melhores grãos de arroz do mercado e também deixa você por dentro das últimas novidades e análises sobre do agronegócio.
Não se esqueça de seguir nossas redes sociais.

Acessar Fonte da Notícia