Os diplomatas que participam da 9ª edição do Programa de Intercâmbio AgroBrazil se reuniram, na quarta (20), com representantes da Associação Sul-Mato-Grossense de Suinocultores (Asumas), em Dourados (MS).
No encontro, o vice-presidente de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Pereira, afirmou que a produção de suínos tem crescido no estado, estimulada principalmente pela produção de milho.
“Na região Sul, onde concentra a suinocultura, os produtores precisam de milho de outras regiões para alimentar os animais. Então temos percebido uma transferência de suínos para o Centro-Oeste, onde está a maior parte da produção do cereal”, disse Gedeão.
Em seu discurso, o presidente da Asumas, Milton Bigatão, destacou que o objetivo da associação é promover a sustentabilidade e apoiar o desenvolvimento dos produtores na cadeia de suínos do estado. “Temos orgulho em representar 280 associados que são exemplos de produção verticalizada”.
Atualmente, a Asumas opera em 22 cidades de Mato Grosso do Sul. “Nós temos o compromisso com a sustentabilidade e a biosseguridade. Nossa meta é promover pesquisa, mercado e políticas em prol do bem-estar animal e dos produtores”, disse Milton.
Participaram do encontro os diretores e produtores Renato Sphera, Cid Finamore, Dulcemar Grando e Eduardo Cavazzini.