O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), recebeu, nos dias 13 e 14 de setembro, a visita do embaixador da Bélgica no Brasil, Peter Claes, acompanhado pelo primeiro-secretário Geert Van Dessel. No Estado, ambos foram guiados pela equipe da Seapa em visitas a indústrias que são referência no processamento de grãos, para que pudessem conhecer o potencial produtivo de Goiás. Na safra 2022/2023, a safra de grãos bateu recorde, alcançando 32,6 milhões de toneladas, e o resultado alçou o estado à terceira posição no ranking nacional de produtores.
Outros números também favorecem a aproximação com o país europeu. “Goiás é o sétimo colocado no ranking dos estados que mais exportam para a Bélgica. Exportamos soja, principalmente. Trazer as autoridades belgas a Goiás é uma oportunidade de reforçar esses laços comerciais e mostrar a qualidade e a sanidade da nossa produção. A Bélgica tem altos padrões sanitários, é uma referência para a Europa inteira”, afirmou o titular da Seapa, Pedro Leonardo Rezende.
No primeiro dia da visita, o secretário apresentou à comitiva dados sobre o potencial da produção agropecuária goiana. A apresentação foi realizada na sede da Milhão Ingredients, em Goianira, onde o grupo foi recebido pela direção da empresa e ainda teve a oportunidade de conhecer as instalações da agroindústria. Já no dia 14, a agenda seguiu para Rio Verde. No município do sudoeste goiano, o grupo formado pelos representantes belgas e a equipe da Seapa, além de Adriano Barzotto, da Associação dos Produtores de Soja, Milho e Outros Grãos Agrícolas do Estado de Goiás (Aprosoja Goiás), visitou a Caramuru Alimentos e a sede da Comigo.
O embaixador Peter Claes lembra que a opinião pública na Europa é sensível e, por isso, é importante conhecer a realidade da produção brasileira. “Visitamos o estado não somente como Bélgica, mas como grupo da Parceria das Declarações de Amsterdã. Somos os maiores importadores europeus, junto com Grã-Bretanha e Suíça. Temos parcerias com grandes países, como o Brasil. Precisamos destas parcerias para conhecer melhor os setores. O Brasil faz parte das soluções dos problemas mundiais”, declarou.
Encontro com o vice-governador
A programação da visita foi encerrada em reunião com o vice-governador do Estado de Goiás, Daniel Vilela, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. No encontro, Vilela frisou sua satisfação. “Feliz em receber o embaixador. Sabemos que a Bélgica é uma grande representante da comunidade europeia e grande consumidor de produtos brasileiros e goianos. Essa visita vai ao encontro da determinação do governador Ronaldo Caiado de buscar cada vez mais novos parceiros consumidores para elevar mais nossos produtos em uma condição de exportação e atrair novos investimentos”, salientou.
Ao final da programação com o embaixador da Bélgica em Goiás, o secretário Pedro Leonardo Rezende avaliou a visita. “A visita da delegação belga representou uma oportunidade única para evidenciar as notáveis capacidades do nosso estado no setor agropecuário e fortalecer as relações comerciais com uma nação de grande relevância para nossas exportações. Isso realça a necessidade de aprofundar vínculos com países parceiros, como parte de nosso compromisso com os produtores de todo o estado de Goiás e nossa economia, fortalecendo nossa atuação no mercado externo”, destacou.