O Brasil é grande e o Mato Grosso do Sul é um dos destaques para investidores em potencial no país. Esse foi o foco do assessor de Logística da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Mato Grosso do Sul, Lucio Lagemann, que palestrou sobre o tema “Mato Grosso do Sul sem fronteiras”, no primeiro dia da Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne (Mercoagro).
Quebrar as barreiras para crescer e ser reconhecido para além do Pantanal. O atual governo do Mato Grosso do Sul criou o projeto “MSDAY – Mato Grosso do Sul sem fronteiras” que realiza palestras apresentando informações que instiguem possível investidores. Lagemann destacou que o Mato Grosso do Sul é o primeiro estado em investimento público per capita, primeiro em crescimento da indústria de transformação, primeiro em crescimento no investimento em segurança pública, tem como meta ser o primeiro estado a universalizar o saneamento antes de 2031 e possui o menor índice de famílias endividadas do país.
“Somos grandes produtores de suínos, aves, o terceiro maior produtor de soja e milho, já somos quase o primeiro em produção de etanol através do milho. Enfim, temos 90% da nossa produção de energia elétrica sendo gerada por fontes renováveis”, destacou Lagemann, acrescentando: “O estado quer ser carbono neutro até 2030, promovendo energias limpas e sistemas sustentáveis”.
E ampliou: “O desafio da nossa comunicação é de levar essas informações ao mercado e ver o leque de oportunidades que cada uma dessas opções têm”.
A logística é importante para todos os negócios, assim, um tema em pauta na Mercoagro 2023 é a necessidade de ferrovias em Santa Catarina, principalmente entre os estados do sul e o Mato Grosso do Sul.
Lagemann acredita que há uma consciência que a competitividade das indústrias de Santa Catarina está diretamente ligada ao agronegócio do Mato Grosso do Sul. “Se a gente não tiver uma agroindústria competitiva em Santa Catarina, a nossa produção em algum momento não tem para onde ir, ou vai para outro mercado. Nós temos que potencializar os nossos estados – Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – estando fortes com as suas agroindústrias, ligados com uma logística eficiente”, pontua.
Mercoagro
A Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne (Mercoagro) – maior exposição-feira das Américas e uma das maiores da indústria mundial da proteína animal – segue até esta sexta-feira (15), no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó (SC).
A Mercoagro é realizada pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), com participação de 235 expositores e mais de 650 marcas. A feira proporciona realização de grandes negócios e traz muito conhecimento com uma extensa programação técnica e científica. Todos os eventos paralelos são gratuitos. O detalhamento de horários, dias, locais e inscrições está no site www.mercoagro.com.br.
A Mercoagro 2023 tem parceria da Prefeitura de Chapecó e patrocínio da Aurora Coop, da Unimed Chapecó, do BRDE e do Sicredi. A comercialização é da Enterprise Feiras e Eventos. A feira tem apoio institucional do Nucleovet, Abrafrigo, Facisc, Unoesc, Embrapa Suínos e Aves Asgav, Ovos-RS, Chapecó Convention & Visitors Bureau, ABPA, Sihrbasc, Fiesc, Senai, Sesi, Unochapecó, Pollen Parque, Sebrae, Safetrading e Sicoob MaxiCrédito.