A nova edição da Rota do PMGZ movimentou o estado de Mato Grosso! No decorrer de sete dias, as equipes técnica e de fomento da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) e a reportagem da ABCZ TV percorreram mais de 3.200 quilômetros, visitando oito propriedades em seis municípios para mostrar os resultados reais do melhoramento genético.
Com a finalização desta edição, a Rota do PMGZ já soma mais de 50 fazendas visitadas desde o início do projeto.
“A Rota do PMGZ revela como o produtor brasileiro está utilizando cada vez mais as ferramentas da ABCZ. Ao longo dos últimos anos, percebemos que criatórios com distâncias de 3 mil quilômetros entre si utilizam as mesmas ferramentas, como o PMGZ [Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos] e o PMGZ Comercial. Muitos destes rebanhos também participam do PNAT [Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens]”, diz o Gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da ABCZ, Ricardo Abreu.
Ricardo aponta que esse resultado é a prova de como a ABCZ contribui para a democratização do progresso genético. “O melhoramento genético e a seleção, assim como a informação, não têm fronteiras. O acesso dos criadores ao progresso genético é cada vez mais fácil – é isso que queremos mostrar com a Rota do PMGZ”, ressalta.
Ainda de acordo com Ricardo, o projeto desenvolvido pela ABCZ também oferece ao produtor a oportunidade de mostrar a sua opinião sobre o impacto do PMGZ na propriedade. “Ver o criador descrevendo os benefícios práticos no seu rebanho chama muita atenção. Isso nos ajuda muito a apresentar as tecnologias e serviços para outros produtores”, finaliza o gerente.