Por Roberto Samora
SÃO PAULO (Reuters) – A operadora de terminais logísticos e ferrovias VLI registrou aumento de 11% no volume de grãos, farelo de soja e açúcar exportados em 2022 pelo Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), na Baixada Santista, na comparação com o ano anterior, informou a empresa à Reuters.
O total exportado de produtos do agronegócio, que inclui soja e milho, somou 8,1 milhões de toneladas, contra 7,3 milhões de toneladas em 2021, segundo a VLI, que tem a mineradora Vale como principal acionista.
Esses números resultaram do recebimento de grãos que chegaram à Baixada Santista pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), operada pela VLI. Uma grande produção de açúcar do país também impulsionou os volumes.
“O Tiplam já é uma referência nacional dentro do setor e um sinônimo da eficiência da logística integrada da VLI, agregando valor à cadeia de negócios dos nossos clientes e contribuindo para a pauta de exportações do país…”, ressaltou o diretor de Operações do Corredor Centro-Sudeste da VLI, Nicolas Szwako, em nota.
A VLI não segregou por produto os volumes exportados em 2022. O Tiplam integra o complexo portuário da região de Santos, principal exportador de soja e milho do Brasil.
A empresa disse ainda que “o embarque de cargas realizado no terminal é uma das etapas fundamentais de uma cadeia logística de alta performance criada pela VLI no Corredor Centro-Sudeste da Ferrovia Centro-Atlântica”, importante rota para o escoamento de granéis agrícolas.
Os terminais integradores de Guará (açúcar) e Uberaba (grãos) recebem e encaminham para o Tiplam, através da FCA, a safra de algumas das principais regiões produtoras do país, como Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Minas Gerais.
A capacidade do Tiplam em exportar grãos e açúcar por meio da integração entre porto e ferrovia é um de seus diferenciais, afirmou a VLI.
O processo de escoamento de produtos acontece com o processamento de, em média, oito composições por dia, cada uma com 84 vagões.
O sistema utilizado pela VLI nas atividades de exportação consiste no embarque simultâneo com dois carregadores (“ship loaders”) com produtividade de até 72 mil toneladas embarcadas por dia.
A movimentação total de cargas no Tiplam também teve aumento em 2022, atingindo a marca de 11,7 milhões de toneladas, disse a VLI, sem revelar dados comparativos. O terminal também movimenta fertilizantes importados, além dos produtos do agronegócio de exportação.
(Por Roberto Samora)