A Copagril realizou, na tarde de quinta-feira (18), na AACC, em Marechal Cândido Rondon (PR), o Seminário Soja e Milho 2023, e contou com a presença de 450 pessoas, entre diretores, conselheiros, associados, agrônomos e equipe técnica da cooperativa.
Durante o evento, o diretor-presidente da Copagril, Eloi Darci Podkowa, apresentou ao público os números relacionados ao volume de soja e milho recebidos historicamente pela cooperativa, bem como produtividade média, volume e comercialização de produtos da safra 2022/2023.
Palestra técnica
Em seguida, os associados assistiram à palestra da doutora e pesquisadora da Embrapa Milho e Sorgo, Dagma Dionísia da Silva, que abordou o tema “Cigarrinha do milho – Complexo dos Enfezamentos e suas Estratégias de Manejo”.
Durante a explanação, ela orientou os produtores sobre a importância do monitoramento e do controle da praga, a fim de preservar a sanidade da lavoura, visando alcançar altos rendimentos com a cultura.
Podkowa ressaltou a relevância do tema. “É um assunto importante para os nossos associados, principalmente porque nos últimos anos observamos com frequência os estragos provocados pela cigarrinha quando ocorre o enfezamento do milho. Por isso, a Copagril sempre tem esta preocupação de trazer informações técnicas para orientar os produtores sobre a maneira correta de realizar o manejo, a fim de evitar perdas e aumentar a rentabilidade”, declarou o diretor-presidente.
Premiação
Ao final do seminário, foi realizada a premiação para os produtores destaque na produtividade de soja e milho na safra verão 2022/2023, a qual foi dividida em três categorias: área cultivada com soja até 10 alqueires; área de cultivo de soja acima de 10 alqueires e cultivo de milho em mais de um alqueire. Confira a lista dos vencedores e a produtividade alcançada:
Premiados que cultivaram soja em área acima 10 alqueires
1º lugar: Osvaldo Berkenbrock e família, da unidade Copagril de Mercedes (PR); com produtividade de 190,3 sacas por alqueire.
2º lugar: Silvestre Cottica e família, da unidade de Margarida, distrito de Marechal Candido Rondon (PR), com uma produtividade de 187,9 sacas por alqueire.
3º lugar: Valdemar Eduardo Kaiser e família, da unidade de Iguiporã, distrito de Marechal Cândido Rondon (PR); com produtividade de 168,7 sacas por alqueire.
Premiados que cultivaram até 10 alqueires de soja
1º lugar: Itelvino Cottica e família, da unidade de Margarida, distrito de Marechal Cândido Rondon (PR), com a produtividade de 199,7 sacas por alqueire.
2º lugar: Marcelo Luiz Fetsch e família, da unidade Rondon de Marechal Cândido Rondon (PR), com produtividade de 186,8 sacas por alqueire, convido o associado.
3º lugar: Romeu Leopoldo Krein e família, da unidade Copagril de Porto Mendes, distrito de Marechal Cândido Rondon (PR), com produtividade de 185,2 sacas por alqueire, convido o associado
Premiados que cultivaram mais de um alqueire de milho na safra verão 2022/2023
1º lugar: Eno Pedde e família, da unidade Rondon de Marechal Cândido Rondon (PR), com a produtividade de 450,2 sacas por alqueire.
2º lugar: Arlei Adilson Sauer e família, da unidade de Margarida, distrito de Marechal Candido Rondon (PR); com produtividade de 400,3 sacas por alqueire.
3º lugar: Edson Schug e família, da unidade Copagril de Mercedes (PR); com a produtividade de 365,0 sacas por alqueire.