Muitos dos campos de milho e soja do Crop Watch dos EUA foram estressados na semana passada sob condições predominantemente secas, mas várias rodadas de chuva no fim de semana impediram que as expectativas de rendimento caíssem. A condição do Crop Watch e as pontuações de rendimento, especialmente para o milho, caíram consideravelmente na semana anterior com o final quente e seco de julho, mas a estabilização desta semana e uma previsão favorável para os próximos dias podem manter essas pontuações estáveis ou em alta.
Juntamente com as chances de chuva espalhadas cobrindo grande parte do Cinturão do Milho, as temperaturas normais a mais frias desta semana serão úteis para o enchimento dos grãos de milho.
A soja ainda pode se beneficiar muito com as chuvas nas próximas semanas, mas o impacto da chuva no milho está começando a diminuir. Os produtores da Crop Watch em Kansas e Nebraska relatam que a chuva não pode mais ajudar os campos de milho não irrigados, embora o milho no sudeste de Illinois possa ter mais uma semana ou duas.
Os totais de chuva do Crop Watch da semana passada foram concentrados principalmente no fim de semana, embora nem todas as áreas tenham recebido a irrigação necessária. O sudeste de Illinois pegou um quarto de polegada de chuva, tornando-se quatro semanas consecutivas de chuva mínima ou nenhuma. A soja em Dakota do Norte recebeu apenas 0,2 polegada, embora o milho tenha se saído melhor com 1,4 polegada.
Mais de 3 polegadas de chuva foram observadas em Dakota do Sul, Nebraska, oeste de Iowa e oeste de Illinois, e Indiana pegou 2 polegadas. Menos de uma polegada caiu em Ohio, Kansas e no leste de Iowa, e até 1,5 polegada foi registrada em Minnesota, embora os dois últimos produtores tenham notado que o orvalho forte ajudou a manter as colheitas estáveis.
RENDIMENTO E CONDIÇÕES
A pontuação média do rendimento do milho em 11 campos aumentou para 3,89, de 3,84 na semana passada, com melhorias de um quarto de ponto em Dakota do Norte, Nebraska, oeste de Iowa e Indiana compensando uma queda de meio ponto no sudeste de Illinois. A nova pontuação é muito parecida com a visão dos produtores nas mesmas semanas de 2021 e 2022.
Os produtores do Crop Watch têm avaliado tanto as condições de cultivo quanto o potencial de rendimento em escalas de 1 a 5. As pontuações de condição são uma avaliação principalmente visual semelhante à do governo dos EUA, onde 1 é muito ruim, 3 é mediano e 5 é excelente.
O potencial de rendimento se estende a elementos não visíveis e pode variar de condição. Nesta escala, 3 está em torno do rendimento médio da fazenda, 4 está solidamente acima da média e 5 está entre as melhores colheitas de todos os tempos.
A condição média do milho caiu ligeiramente para 3,93, de 3,95 na semana passada, com reduções de meio ponto em Minnesota e no sudeste de Illinois e solavancos de um quarto de ponto em Dakota do Norte, Nebraska e Indiana.
Os produtores se sentem melhor com as perspectivas de rendimento da soja em relação ao milho, especialmente devido ao impacto que as chuvas de agosto podem ter sobre o feijão. O rendimento médio da soja em 11 campos aumentou de 4,09 para 4,11 na semana passada, com cortes de um quarto de ponto em Dakota do Norte e sudeste de Illinois superados por aumentos de um quarto de ponto em Indiana, oeste de Iowa e Nebraska.
A pontuação de rendimento da soja de 4,11 é notavelmente melhor do que neste ponto nos últimos dois anos. Por exemplo, o produtor do oeste de Iowa descreveu esta semana seus grãos como fenomenais, enquanto o campo de Ohio parecia incrível. No entanto, o produtor do leste de Iowa disse que seus grãos precisam de mais chuva e sol.
A condição média da soja permaneceu inalterada esta semana em 4,07, com aumentos de um quarto de ponto em Nebraska e no oeste de Iowa compensando uma redução de meio ponto no sudeste de Illinois.
A seguir estão os estados e condados dos campos de milho e soja do Crop Watch de 2023: Kingsbury, Dakota do Sul; Freeborn, Minnesota; Burt, Nebraska; Rice, Kansas; Audubon, Iowa; Cedar, Iowa; Warren, Illinois; Crawford, Illinois; Tippecanoe, Indiana; Fairfield, Ohio. O milho da Dakota do Norte está no Condado de Griggs e a soja no Condado de Stutsman.
Karen Braun é analista de mercado da Reuters.*