O clima chuvoso está gerando preocupações entre os produtores de trigo no Paraná, conforme indicado pela análise preliminar do Boletim de Conjuntura Agropecuária para a semana de 6 a 11 de outubro. A colheita teve progresso, mas foi interrompida pelas chuvas que atingiram o estado no dia 4 e persistiram até domingo (8). Além de parar a colheita, as chuvas impediram os controles fitossanitários e causaram acamamentos isolados nas lavouras.
Veja também: Exportações de soja em grãos atingiram volume recorde
Cerca de 380 mil hectares ainda estão no campo, sendo mais da metade (54%) em fase de maturação, na qual chuvas eventuais podem afetar a qualidade do produto. A outra parte está em fase de enchimento de grãos, e novas chuvas podem favorecer doenças. A produção estimada de 4,16 milhões de toneladas só poderá ser confirmada após a avaliação completa dos efeitos das chuvas.
Quanto à soja, o plantio continua em ritmo acelerado no estado, atingindo 31% da área estimada de 5,8 milhões de hectares nesta semana. As condições estão favoráveis em praticamente todo o estado para o plantio, podendo superar os 40% na próxima semana.
Segundo o boletim, o plantio do milho está ocorrendo em boas condições. O percentual da área plantada para a safra de milho 2023/24 alcançou 85% dos 314 mil hectares previstos. No geral, 95% da área apresenta boas condições, enquanto o restante tem condições medianas. Os preços do cereal permanecem estáveis, com tendência de alta.