A Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas/TO) marca presença na 10ª edição da Rondônia Rural Show. O evento, considerado o principal do setor agropecuário do estado, será realizado de 22 a 27 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná, RO. No espaço “Peixes de Rondônia”, o público vai mergulhar, por meio de realidade virtual, em um tanque de piscicultura e conhecer aspectos da vida nesse ambiente.
Outra novidade para os piscicultores é o serviço de sexagem de peixes nativos, que será apresentado na ocasião. Esta tecnologia permite aos produtores de alevinos de pirarucu (Arapaima gigas) e tambaqui (Colossoma macropomun) a identificação do sexo desses peixes, proporcionando um manejo eficaz, tanto na formação de plantel de reprodutores, como na formação precoce de famílias para programas de melhoramento genético. A sexagem precoce é inédita para peixes nativos do Brasil. O teste para pirarucu está sendo oferecido pela Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus/AM) e na Embrapa Pesca e Aquicultura é possível realizar o teste em tambaqui e em pirarucu. As tecnologias serão apresentadas no Espaço Peixes de Rondônia.
No dia 23, às 8h30, a zootecnista da Embrapa Pesca e Aquicultura, Marcela Mataveli, participará do Workshop Tecnologias Sustentáveis da Embrapa, no auditório principal da feira. Ela apresentará a palestra “Ações de pesquisa e inovação da Embrapa Pesca e Aquicultura”.
“É fundamental a gente fortalecer a imagem da Embrapa Pesca e Aquicultura na maior região produtora de tambaqui do Brasil”, comenta Marcela Mataveli, que continua: “a intenção também é de apresentar nossos projetos que estão necessitando de recursos e que são importantes para a cadeia produtiva”.
Além da Pesca e Aquicultura, também participarão do Rondônia Rural Show as Unidades da Embrapa Rondônia, Acre, Gado de Leite e Soja, que estarão no estande e na vitrine de tecnologias, à disposição do público visitante, para prestar informações sobre novas cultivares, produtos, aplicativos, publicações, técnicas e práticas de manejo, entre outras soluções tecnológicas com foco na sustentabilidade da agricultura.