Depois de um final de semana com tempo firme e temperaturas elevadas, o produtor do Sul do Brasil verá as condições mudarem neste início de semana. Uma nova frente fria avança para a região, deixando o estado gaúcho em alerta para tempestade, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
“Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos”, afirma a publicação oficial da na página do Inmet.
Os dados da MetSul indicam que a frente fria vai chegar pelo oeste e sul do estado. “Já deve chover em pontos da fronteira com o Uruguai, do Oeste e do Sul gaúcho na primeira metade do dia, especialmente de manhã. Não são descartadas trovoadas em alguns pontos”, afirma a consultoria.
Segundo as previsões do Inmet, a tendência é que continua chovendo no Rio Grande do Sul durante toda essa semana. O modelo Cosmo prevê o avanço da umidade para Santa Catarina e áreas isoladas do Mato Grosso do Sul e Paraná, mas com volumes mais baixos.
Após longo período de estiagem ou chuvas abaixo da média no Sul do Brasil, o novo mês também deve trazer mudanças. “Os volumes de chuva devem ficar um pouco acima da média no sul do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e Paraná, incluindo as três capitais da região, já que serão influenciadas pela passagem de frentes frias. A chuva fica um pouco abaixo do normal entre o meio-oeste de Santa Catarina e noroeste do Paraná”, complementa a Climatempo.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: