ALERTA DE MAIS CHUVAS

Nesta quinta-feira (07/09) um novo sistema de baixa pressão deve se formar ao sul do Rio Grande do Sul, o que deve provocar uma nova sequência de chuvas intensas na região. 

Um dos fatores que vem contribuindo para a intensidade dessas chuvas é a atuação do El Niño – modificando os padrões de circulação da atmosfera. As temperaturas acima da média em grande parte do globo. Além das temperaturas mais elevadas no oceano  entre a costa da Argentina e costa sul do Brasil. 

Este cenário traz um ambiente de muita instabilidade, umidade e energia disponível para a formação de temporais e tempestades. 

Além disso, outro fenômeno que vem alimentando essas chuvas é a forte presença dos ventos conhecidos como Jatos de Baixos Níveis. 

As projeções indicam chuvas intensas em praticamente todas as regiões do estado gaúcho, representado na possibilidade de chuvas equivalentes à acumulados de 40 mm/h. Com exceção do norte do estado, onde as chuvas podem ser menos intensas. 

Essas instabilidade devem ocorrer a partir da noite de quarta-feira (06), avançando durante a madrugada em setores da fronteira sul e ainda pela manhã, as chuvas chegam à parcela central do estado. 

O que chama atenção é a possibilidade de chuvas intensas – com chances para queda de granizo, vendavais e grandes volumes em curtos períodos de tempo – durante toda atuação desse sistema de chuvas, em uma ampla área do estado Gaúcho.

No final da quinta-feira (07) e início da madrugada de sexta-feira (08/09), as instabilidades se deslocam para as áreas do meio norte, diminuindo as precipitações no sul. A previsão aponta para a continuidade dessas chuvas ao longo da sexta-feira (08/09). No entanto, as instabilidades estarão mais concentradas nas áreas do centro-norte gaúcho e com especial intensidade no Oeste Catarinense.

Segundo a previsão de Risco Geo-Hidrológico do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). A possibilidade é ALTA de ocorrência de movimentos de massa neste dia 07 de Setembro, nas mesorregiões Metropolitana de Porto Alegre, Centro Oriental e Centro Ocidental Rio-grandense, devido chuvas registrados nos últimos dias, que contribuíram para a saturação do solo, e à previsão de chuva de intensidade moderada a forte ao longo do dia, que poderão deflagrar deslizamentos esparsos induzidos, deslizamentos pontuais em encostas naturais, além de “quedas de barreira” à margem de rodovias. 

Próximos dias

As chuvas sobre o Rio Grande do Sul, aliviam no sábado (09) e domingo (10). Contudo, no período da tarde de segunda-feira (11), um novo pulso de instabilidades deve avançar pelo sul do estado, trazendo novamente um cenário de chuvas com intensidade moderada na região. 

Na terça (12/09), essa condição ganha um novo reforço aumentando os volumes e a abrangência das chuvas, que deverão persistir até pelo menos a próxima sexta-feira (15/09).

Na previsão estendida para até o dia 16/09, áreas do sudeste gaúcho podem receber mais de 200 mm de chuva. Muitos outros setores com previsão de 50 a 150 mm de chuva, apresentam um setembro com chuvas acima da média.  E não se descarta novos episódios de chuva até o final do mês. 

Material elaborado pelo metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Seane Lennon.*

A Agro Xingú Corretora de Grãos trabalha com os melhores grãos do mercado e também deixa você por dentro das últimas novidades e análises sobre do agronegócio.
Não se esqueça de seguir nossas redes sociais.

Acessar Fonte da Notícia