Chuva persiste e Inmet emite alerta laranja para o Sul do Brasil nesta 5ª feira

Logotipo Notícias Agrícolas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para chuvas intensas previstas para o norte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina durante esta quinta-feira (4). 

A atuação de uma frente fria associado a um sistema de baixa pressão favorecem a formação de nuvens carregadas, deixando toda área em alerta. “Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, afirma o alerta oficial. 

O modelo Cosmo do Inmet mantém a previsão de chuvas em todo o Sul do Brasil nos próximos dias, com destaque para o Rio Grande do Sul, que deve receber acumulados acima de 100mm até o próximo sábado. Segundo meteorologistas, a condição traz preocupação para novos transtornos tanto nas áreas urbanas, como nas áreas de produção agrícola. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para o Sul do Brasil nos próximos dias: 
 

Chuvas SUl_040523
Fonte: Inmet 

 
 

Nas demais regiões do Brasil, não há previsão de mudança nas condições de tempo seco e quente sobre o Centro-Oeste e Sudeste. 
“É possível perceber nas imagens de satélite a falta de nebulosidade numa grande área que abrange o centro-leste de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e praticamente toda a Região o Sudeste”, complementa a Climatempo. 

Ainda de acordo com a consultoria, a fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai tem muitas nuvens e chuva a qualquer hora. Nas demais áreas do Centro-Oeste, incluindo a região de Campo Grande e de Cuiabá, o sol aparece forte, mas tem previsão de pancadas de chuva à tarde e em parte da noite.

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 04-05-2023 11-39-24
Fonte: Inmet

 

A Agro Xingú Corretora de Grãos trabalha com os melhores grãos do mercado e também deixa você por dentro das últimas novidades e análises sobre do agronegócio.
Não se esqueça de seguir nossas redes sociais.

Acessar Fonte da Notícia