O cenário climático da Ásia do Sul registrou uma significativa transformação nesta semana, com destaque para a Índia Oriental que recebeu chuvas intensas, favorecendo a cultura do arroz, conforme levantamento realizado pelo USDA.
Um ciclone se formou sobre a Baía de Bengala (a leste da Índia) e se deslocou em direção à costa da Índia. O fenômeno resultou em precipitações generalizadas, com algumas regiões, como Madhya Pradesh, registrando mais de 200 mm de chuva. Ainda que tenha ocorrido alagamentos pontuais, de modo geral, a umidade foi bem-vinda, especialmente para os campos de arroz que, ao longo da temporada, enfrentaram períodos irregulares de chuva monçônica. Apesar das precipitações recentes, os déficits sazonais ainda persistem.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO.
Por outro lado, o restante da Índia teve uma dinâmica climática mais moderada. A maioria dessas regiões contabilizou precipitações mais leves, abaixo de 25 mm. Vale mencionar que algumas áreas, particularmente no sul e noroeste do país, permaneceram totalmente secas durante o período avaliado. No entanto, com exceção da região sul, tradicionalmente mais seca, as condições de umidade se mantiveram favoráveis para as safras kharif.
Em resumo, enquanto os campos de arroz na Índia Oriental recebem um reforço hídrico importante, outras regiões do país continuam a monitorar atentamente as condições climáticas e suas implicações para a agricultura local.
O material foi elaborado pelo metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Aline Merladete