Cerca de 50% das áreas cultivadas com milho safrinha na região de atuação da Cooperativa Agroindustrial Copagril no Paraná já foram colhidas até o início desta semana e os trabalhos devem seguir em ritmo intenso nos próximos dias. Já no Mato Grosso do Sul, o percentual atingido gira em torno de 25%.
De acordo com o diretor-presidente da Copagril, Eloi Darci Podkowa, até o momento a produção de milho segunda safra tem sido satisfatória. “Tem sido muito satisfatório constatar que a colheita de milho tem ocorrido dentro das expectativas para que o volume de recebimento fique dentro do projetado pela nossa cooperativa”, enfatiza.
Em relação à produtividade, ela tem variado conforme o período em que foi colhido, a região e o investimento na lavoura.
Alguns associados da cooperativa alcançaram média de até 400 sacas por alqueire logo no início do período de colheita. Já no panorama geral, a produtividade média tem sido de 260 sacas por alqueire.
Umidade
Em relação à umidade do produto, a maior parte do milho entregue pelos produtores está abaixo de 20%, percentual considerado satisfatório, pois otimiza o processo de secagem e armazenagem.
Conforme o presidente, a Copagril estipulou percentual máximo de 22% de umidade, a fim de reduzir custos de secagem e garantir qualidade do produto armazenado. “É muito bom ver que os nossos associados estão conseguindo colher com baixa umidade, atendendo ao que foi estipulado para o recebimento”, afirma.
A cooperativa realiza o processo de secagem quando o cereal recebido está fora do padrão estabelecido, a fim de evitar problemas como aquecimento e degradação dos grãos que serão posteriormente utilizados para a produção de rações e outros produtos.
Fluxo de recebimento
Em alguns dias de colheita, o alto fluxo nas entregas gera filas nas unidades de recebimento da Copagril. “É natural termos algumas filas de caminhões nos dias que apresentam as melhores condições para realizar a colheita, mas basta ter um pouco de paciência nesse momento tão importante de entrega da produção, pois a Copagril está preparada para recebê-la”, declara Podkowa.
A previsão do tempo para os próximos dias deve favorecer a retomada da colheita, com condições climáticas adequadas para obter grãos mais secos, e como consequência agilizado em todo o processo de entrega e de secagem.
A equipe técnica da Copagril está preparada para atender a todos os associados e produtores com este alto volume de entrega, buscando garantir o acondicionamento da produção de milho segunda safra.