O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.
De acordo com o levantamento, a colheita da segunda safra de milho saiu dos 17% registrados na semana passada para 28% do total. Do restante ainda em campo, 87% das lavouras estão em maturação e 13% ainda em frutificação.
As regiões mais adiantadas na colheita são Irati (100%), Guarapuava (98%), Pato Branco (96%), União da Vitória (88%), Francisco Beltrão (70%) Pitanga (65%) e Toledo (64%).
Os técnicos do Deral ainda classificam 81% das lavouras como em boas condições, 17% das lavouras em médias e 2% em ruins, mesmos índices da semana anterior.
Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que a maior parte das lavouras segue em maturação, com colheita em áreas pontuais e que deve se intensificar na próxima semana na região Norte. “A falta de chuvas preocupa, principalmente nas lavouras que estão em enchimento de grãos. Porém, de maneira geral há expectativas de uma boa produtividade pois há uma boa densidade de plantas e performance das espigas”.
Já nas regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Oeste o clima tem favorecido a colheita do milho de 2ª safra, que avançou bem e está se intensificando devido ao número de áreas entrando em fase de maturação. “Há ótimos resultados tanto em termos de produtividade quanto de qualidade, apesar de alguns problemas, como a infestação de cigarrinhas”.
A colheita avança lentamente na região Noroeste devido ao atraso no plantio. Os técnicos do Deral apontam que há preocupação com os baixos preços de comercialização, aliados aos altos custos culturais, e com as produtividades que estão um pouco abaixo do estimado.
Na região Sul, a maioria das lavouras está em maturação, mas houve avanço significativo na colheita.