O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.
De acordo com o levantamento, a colheita da segunda safra de milho saiu dos 48% registrados na semana passada para 63% do total. Do restante ainda em campo, 99% das lavouras estão em maturação e 1% ainda em frutificação.
Os técnicos do Deral ainda classificam 77% das lavouras como em boas condições, 21% das lavouras em médias e 2% em ruins, com queda de 3 pontos percentuais no patamar de melhores avaliações.
Ao mesmo tempo, o levantamento indica que o plantio da safra de verão de milho 2023/24 já começou no estado, com 9% das lavouras já semeadas, sendo 96% em germinação e 4% já em desenvolvimento vegetativo.
Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que predominam as áreas em maturação na região Norte, com a colheita sendo interrompida pontualmente, mas expectativa de intensificação dos trabalhos e rendimentos dentro do esperado, com boa qualidade dos grãos.
Outra região que interrompeu a colheita pela chuva foi a Noroeste.
Por outro lado, as regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Oeste evoluíram as atividades diante do tempo firme dos últimos dias. “Os trabalhos para retirar os grãos do campo estão sendo intensificados, pois muitas áreas estão entrando na fase de maturação. O percentual de colheita não é maior porque as cooperativas estão aceitando o produto com um teor máximo de umidade de 25%, mesmo assim, há filas no processo de recebimento”.
Por fim, a região Sul tem lavouras em processo de maturação e colheita em andamento, com produtividades dentro das expectativas.