Em recente relatório divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), foram analisados os principais pontos sobre a segunda safra de feijão. No Paraná, houve uma queda significativa nas temperaturas em diversas regiões, justamente durante o período de colheita e maturação, contudo, isso não comprometeu a qualidade da produção.
Em Minas Gerais, apesar da escassez de chuvas, esta condição tem sido positiva para o avanço da colheita e maturação das lavouras. Ao passo que, o clima durante a fase final tem favorecido a boa qualidade do produto obtido.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO.
No Rio Grande do Sul, mesmo com as variações no tempo, a colheita está na fase final, prevendo-se seu encerramento nos próximos dias, e a qualidade dos grãos tem sido boa, sobretudo nas lavouras mais tardias recentemente colhidas.
Em Santa Catarina, a colheita avançou para 53% da área e as lavouras remanescentes seguem em maturação, prevendo-se que sejam colhidas nos próximos dias. A qualidade dos grãos obtidos tem sido considerada muito boa, o que indica um cenário promissor para a safra do feijão nesses estados.
Material elaborado pelo metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Aline Merladete
Informações obtidas no boletim de Progresso de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)