Com a colheita do milho safrinha sendo realizada de maneira antecipada, ou até mesmo com o corte do milho para silagem, uma realidade na região de atuação da Copagril, essas lavouras abrem espaço para novas culturas, as chamadas culturas de cobertura. Além disso, alguns produtores optam por destinar uma parte de suas áreas para a rotação de culturas, utilizando plantas específicas para esse período.
As culturas de cobertura têm o objetivo de melhorar a estrutura química e física do solo, aumentar a quantidade de palhada, reduzir a população de plantas daninhas, viabilizando o sistema de plantio direto, dentre outros benefícios. Para este tipo de manejo, damos o nome de adubação de cobertura ou adubação verde.
As espécies de plantas utilizadas para este tipo de adubação desempenham um papel estratégico nos sistemas de rotação de culturas, seja para o cultivo anterior ou posterior às culturas de interesse econômico, como também, as mesmas podem ser consorciadas com as de interesse, como, por exemplo, a braquiária em consórcio com o milho-safrinha.
O desempenho de cada espécie a ser utilizada está diretamente relacionado às condições do clima e solo de cada região e também a época de cultivo.
Além das vantagens da adubação de cobertura já mencionadas anteriormente, existem outras tão importantes quanto, são elas:
- Promover rápida cobertura e produzir grande quantidade de massa para o solo, melhorando o nível de matéria orgânica do mesmo;
- Evita que elementos essenciais para as plantas (nutrientes) sejam perdidos para as camadas mais profundas do solo;
- Fornece nitrogênio ao solo, o qual é fixado diretamente pelo ar, através de bactérias, por plantas leguminosas;
- Melhora as atividades biológicas no solo;
- Aumenta a capacidade de armazenamento de água;
- Protege o solo contra o vento, chuvas e radiação solar, diminuindo a variação da temperatura, e consequentemente a mantém mais estável;
- Melhora o aproveitamento e a eficácia de adubos e corretivos;
- Possui capacidade de recuperação dos solos com baixa fertilidade, degradados e que possuem a presença de fitopatógenos e fitonematoides;
Essas vantagens, contribuem para o aumento da produtividade das culturas de interesse econômico, como a soja e o milho.
As espécies de outono/inverno são semeadas entre março e junho, e para cada cultura aplica-se um adubo especifico. No caso da região Oeste do Paraná, área de atuação da Copagril, as espécies de adubo verde aptas a serem utilizadas nesta época são:
- Aveias (preta e branca);
- Nabo-forrageiro;
- Milheto;
- Crotalária
- Mix de sementes
Compreendendo a relevância da adubação verde na conservação e aprimoramento do solo, a Copagril oferece as espécies mencionadas para permitir que os produtores realizem esse manejo. É recomendável dispersar ou semear as sementes imediatamente após a colheita do milho safrinha, especialmente nas áreas iniciais, para garantir tempo adequado ao desenvolvimento das plantas e a época adequada para a implantação dessas culturas.