Cultura do feijão é afetada pelas chuvas

Regiões do Brasil apresentam distintas realidades quanto ao plantio do feijão, principalmente impactadas pelo regime de chuvas, conforme informações do Boletim Semanal das Condições das Lavouras da Conab. 

Segundo o boletim e a análise do meteorologista, Gabriel Rodrigues, “no Paraná, por exemplo, mesmo com precipitações acima da média, quase 80% da área total prevista para o plantio já foi alcançada. No entanto, as condições hídricas excessivas têm afetado as lavouras, causando erosão do solo e interferindo na germinação, assim como impedindo a execução adequada de tratos culturais, como a aplicação de defensivos. Em Santa Catarina, a situação é mais favorável devido ao clima mais seco. Essa condição permitiu o avanço da semeadura com poucos contratempos. Replantios foram necessários apenas em áreas de maior inclinação, onde as plântulas encontraram dificuldades para se estabelecer. De maneira geral, as lavouras nesse estado variam entre condições boas e regulares”.

Veja também: El Niño destrói feijão no Paraná

Em Minas Gerais, o processo de semeadura progrediu notavelmente, especialmente nas regiões de cultivo sem irrigação. “Já em Minas Gerais, o plantio avançou, sobretudo, em áreas de sequeiro. Ainda se aguarda, contudo, um aumento nos níveis de umidade para intensificar a semeadura em certas regiões, que permanecem com volumes pluviométricos abaixo do ideal para essa fase do plantio”, afirma Rodrigues.

“Em Goiás, a situação é mais crítica. O plantio foi possível apenas em áreas irrigadas, dado que as condições pluviométricas estão aquém do necessário para o início das lavouras de sequeiro. O cenário sugere um atraso no cronograma de plantio em comparação com a safra passada, especialmente nas áreas dependentes das chuvas”, continua o meteorologista do Portal Agrolink.

Segundo o boletim e análise do especialista, o desenvolvimento inicial do Feijão vem mostrando vigor nas áreas já implementadas. Mesmo que o total semeado represente apenas 25,1% da produção nacional, 5,6% já está em Floração. O compilado de 8 estados mostra 25,1%, um avanço em relação aos 18,6% da semana anterior e aos 32,1% da safra passada.

E o plantio em Goiás cai drasticamente, Minas Gerais avança. “Goiás registra 15% do plantio atual, um contraste marcante aos 80% do mesmo período na safra passada. Minas Gerais apresenta 22,9% atualmente, em comparação a 7,3% na semana anterior. São Paulo alcança 100%, mantendo o ritmo da safra passada e da semana anterior”, explica Rodrigues.

Quanto ao Sul do país, a análise prevê avanços. “Paraná atinge 79%, um avanço em relação aos 70% da semana anterior e aos 64% da safra passada. Santa Catarina tem 45%, uma pequena variação em relação aos 44% da semana passada, mas abaixo dos 73,3% do ano passado. Rio Grande do Sul está em 61%, um aumento em relação aos 42% da semana anterior e aos 50% da safra anterior”, finaliza.

A Agro Xingú Corretora de Grãos trabalha com os melhores grãos do mercado e também deixa você por dentro das últimas novidades e análises sobre do agronegócio.
Não se esqueça de seguir nossas redes sociais.

Acessar Fonte da Notícia