A safra verão 2022/2023 está chegando ao fim. E foi uma safra que enfrentou diversas variantes climáticas, o que fez com que a produção fosse motivo de dúvidas ao longo do seu desenvolvimento, principalmente no Estado do Paraná.
O plantio desta safra deu-se nos meses de setembro e outubro de 2022, época em que a região de ação da Copagril foi impactada pela alta incidência de chuvas. Já em novembro e dezembro o tempo mudou, passando para o período de falta de chuva. Em janeiro de 2023 voltou a chover, situação que continuou em fevereiro, cujos meses são próprios para a colheita da safra.
Em decorrência da instabilidade climática, muitos produtores encontraram dificuldades para plantar ou colher. Apesar da inconstância, a meta estipulada de recebimento de cereais pela Copagril para a safra foi totalmente atingida, aliás, foi a maior do produto soja entre todas as recebidas.
Segundo o diretor vice-presidente da cooperativa, Cesar Luiz Petri, a meta prevista das áreas no Estado do Paraná foi superada, não obstante as condições climáticas enfrentadas. “Apesar do clima, ainda que alguns produtores tiveram perdas, outros produziram mais que nas safras anteriores”, menciona.
Em termos de colheita de milho, Petri informa que esta safra não foi significativa. “Mesmo que tenha sido plantado milho, a maior parte foi para a silagem, ou seja, não veio para a cooperativa. O que recebemos foi dentro da previsão”, relata.
Com relação à safra do Mato Grosso do Sul, ela está em andamento, mas, também, deve superar a meta.
Qualidade dos grãos
De acordo com Petri, os associados, apesar de colherem relativamente bem, tiveram perdas com a qualidade. “Muitos colheram em condições adversas. Como choveu muito, qualquer momento de sol era utilizado para ser feita a colheita. Isto acabou provocando perda de peso, colheita com umidade, mais grãos ardidos. Mesmo assim, houve resultados positivos para os associados. E os grãos ficaram dentro da média aceitável tanto para a venda a terceiros quanto para uso das indústrias de rações e indústria de esmagamento de soja da Copagril”, observa.