A Grão Direto – líder na comercialização digital de grãos na América Latina e a a LogFintech Strada – referência na digitalização do setor logístico no Brasil, uniram-se para apresentar o evento “Desvendando a Safra 2024” em São Paulo, na última terça-feira, 7 de novembro. O evento teve como objetivo apresentar informações estratégicas sobre a safra de grãos 2024, com números e percepções para auxiliar na tomada de decisões importantes nos setores agrícola e logístico. A colaboração entre as startups permitiu uma abordagem abrangente desde a comercialização dos grãos até a entrega final, destacando o potencial da tecnologia para melhorar a eficiência, segurança e promover a sustentabilidade em toda a cadeia de valor. Ademais, o evento contou com o apoio de outras quatro empresas: Amaggi, Rumo, Teltec Solutions e Terra Investimentos.
Um dos destaques do evento foi a divulgação de uma pesquisa exclusiva, que contou com o apoio estatístico da Oper – empresa especializada em pesquisas, que explorou as perspectivas de produtores, compradores e caminhoneiros em relação à safra de 2024. A pesquisa abordou tópicos como: quais são as maiores dificuldades dos agricultores/compradores no mercado logístico, área plantada x projeção de colheita, desenvolvimento das lavouras, produção negociada, bem como as visões dos caminhoneiros envolvidos no transporte da safra, com os principais fatores para realizar um carregamento em uma fazenda e perspectiva do preço do frete em 2024. Os resultados da pesquisa foram apresentados de forma inédita durante o evento, fornecendo informações valiosas para nortear os caminhos futuros dos participantes do setor. “As plataformas digitais, além de mais eficiência nos negócios, também elevam o nível dos dados e insights de mercado a um novo patamar. Acreditamos que o conhecimento compartilhado será um recurso relevante para orientar as tomadas de decisão no agronegócio. Liderar a digitalização fora da porteira, que é nossa missão, também significa ampliar o nível de conhecimento sobre mercado de todos os envolvidos e este evento vai exatamente nesta direção”, declarou Alexandre Borges, CEO da Grão Direto.
Além disso, o evento contou com a presença de diversos palestrantes de empresas globais do mercado agrícola e logístico, enriquecendo ainda mais as conversas e discussões. Foram mais de 200 profissionais de diversas organizações presentes. “A Strada fundamenta sua atuação em um entendimento profundo da jornada dos nossos stakeholders, incluindo seus desafios, rotinas e nuances individuais. Esse conhecimento enriquece não apenas nossa empresa, mas também o setor como um todo, equipando-nos com as ferramentas necessárias para enfrentar de forma proativa os desafios futuros”, acrescentou Rodrigo Koelle, CEO da Strada. “Foi uma oportunidade valiosa para compartilhar nossa experiência e conhecimento”, completou.
“Temos convicção que a tecnologia desempenhará um papel cada vez mais crucial no processo de comercialização e transporte de grãos. Isto não é mais um futuro distante e já está acontecendo hoje, com milhões de toneladas sendo negociadas digitalmente e tendo seus fretes contratados online. Já são milhares produtores rurais e empresas aderindo, ampliando seu uso e tornando seus processos mais eficientes e rentáveis.”, disse Borges. “Esperamos que as discussões provenientes deste evento e dessa parceria nos ajudem a alcançar novos patamares no setor agrícola e, ao mesmo tempo, promover o desenvolvimento sustentável do agronegócio”, completou Koelle.
O evento teve seu final em uma roda de conversa, com nomes relevantes, com o tema: Desafios e Oportunidades da Safra 2024. Foi abordado que esta safra apresenta boas expectativas, porém com alguns desafios que ainda precisam ser superados. O evento “Desvendando a Safra 2024” representa uma colaboração importante entre duas plataformas líderes no ramo, reafirmando o compromisso contínuo em impulsionar a inovação e a eficiência na agricultura e no mercado logístico. A parceria entre Grão Direto e Strada visa continuar fornecendo soluções tecnológicas e dados estratégicos para facilitar, cada dia mais, a rotina de quem comercializa e transporta grãos no Brasil.