O avanço de uma frente fria vai favorecer a formação de nuvens carregadas e aumentar as áreas de instabilidade no Sudeste do Brasil nesta quinta-feira (5). O sistema vai avançar pela região, levando condição para chuva em todos os estados.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo de chuvas intensas válido para o norte do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás e Tocantins nas próximas 24 horas.
“Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, afirma a publicação.
A previsão da Climatempo complementa que nas demais áreas de Mato Grosso do Sul, nas demais áreas de Mato Grosso, no Distrito Federal, em todo o estado de Goiás, o sol aparece na maior parte do dia, faz calor e ocorrem pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Algumas pancadas podem ter moderada a forte intensidade.
De acordo com dados do modelo Cosmo, do Inmet, a tendência é que continue chovendo nessas áreas nos próximos dias, além de indicar o aumento nos volumes em áreas de Minas Gerais, Tocantins e Goiás. A previsão mostra ainda a chance da chuva avançar até o sul do Maranhão, mas ainda com volumes baixos.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Trégua rápida no Rio Grande do Sul
Depois de mais uma semana marcada por chuvas intensas, o estado do Rio Grande do Sul terá uma trégua rápida nas chuvas. Nos últimos dias, de acordo com dados do Inmet, o estado gaúcho recebeu mais de 80mm de precipitação no norte do estado, o que trouxe muitos transtornos nas áreas rurais e urbanas.
Também foram registradas chuvas intensas em Santa Catarina. Em todas as áreas o Inmet registrou pelo menos 60mm de chuva nos últimos dias. A chuva também chegou no Paraná, mas com menos intensidade e precipitação acumulada entre 20mm e 30mm.
No modelo de previsão estendida também é possível notar que as chuvas já começaram a chegar na região Central do país, confirmando as previsões anteriores. Os dados coletados pelo Inmet mostram que Minas Gerais e norte de São Paulo registraram as chuvas mais significativas, com acumulados entre 40mm e 50mm no período.
Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos cinco dias: