Depois das chuvas intensas e das altas temperaturas, a entrada de um ar frio de origem polar vai provocar queda nas temperaturas em todo Centro-Sul do Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para declínio nas temperaturas no Sul do Brasil, Mato Grosso do Sul e também em São Paulo.
“O ar frio de origem polar avança sobre o Sul do Brasil e as nuvens carregadas vão saindo da Região no decorrer desta quinta-feira, 14 de setembro. A chuva vai diminuindo e parando durante a tarde e à noite. Faz frio o dia todo no Sul do Brasil”, complementa a previsão da Climatempo.
De acordo com o mapa de tend~encia de temperatura do Inmet, as máximas podem cair até 8ºC no Centro-Sul do Brasil, com destaque para a faixa leste da região que deve ter o declínio mais significativo nas próximas horas. Veja o mapa de previsão de atuação da massa de ar frio:
Já a previsão de chuva indica a condição para retorno de precipitaçlão pontual para áreas do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. “As nuvens carregadas desta frente fria avançaram sobre o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. Nesta quinta-feira, a nebulosidade e a chuva da frente fria chegam ao Rio De Janeiro, ao centro-sul de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal”, afirma a publicação.
Os volumes mais significativos de chuva são esperados para áreas do Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo, com acumulados entre 20mm e 40mm entre esta quinta e sexta-feira (16).
“No estado do Rio de Janeiro, no Triângulo Mineiro e no centro-sul de Minas Gerais, O sol ainda aparece pela manhã, a nebulosidade vai aumentando e as pancadas de chuva ocorrem à tarde e à noite. Há risco de raios e pode chover com moderada forte intensidade em alguns locais. Na região de Belo Horizonte só deve chover à noite. no Grande Rio já pode subir à tarde. O calor diminui em todas essas áreas”, afirma a publicação.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: