No Sul tempo firme e chuvas concentradas no Norte

A previsão do tempo para esta terça-feira mostra um contraste nas condições do tempo nas diferentes regiões. 

No Sul, espera-se tempo firme, com temperaturas amenas pela manhã e mais quentes no período da tarde. Condição que também deverá ser observada no sudeste, exceto no extremo norte de Minas Gerais. As temperaturas na região podem superar os 35°C no Noroeste Paulista e Triângulo Mineiro.

A situação muda no Centro-Oeste, com instabilidades trazendo chuvas no nordeste de Mato Grosso e norte de Goiás, enquanto a metade sul da região permanece com tempo firme. Mato Grosso do Sul enfrentará altas temperaturas, com máximas se aproximando dos 40°C no Baixo Pantanal, acompanhadas de baixos índices de umidade.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

No Nordeste, o cenário é de chuvas em grande parte do Maranhão, Piauí e Bahia, com possíveis temporais. Setores do nordeste da região terão domínio de massa de ar seco, com destaque para chuvas fortes no Recôncavo Baiano.

O Norte do país experimentará chuvas sobre Tocantins, Pará, Amazonas e Roraima, com potencial para temporais em Tocantins e Pará. As temperaturas seguem elevadas no AMACRO.

De maneira geral, as condições são favoráveis para as operações em campo em grande parte do país. O tempo firme no sul, contribui com o avanço do plantio de verão e colheita do trigo. Ao passo que as chuvas mais volumosas no centro-norte podem aumentar a disponibilidade de umidade no solo.

Região Norte: 
Chuvas previstas sobre Tocantins, Pará, Amazonas e Roraima, com possibilidade de temporais em Tocantins e Pará. O calor segue forte na região do AMACRO, ao passo que, com a maior presença de chuvas, os termômetros ficam abaixo dos 30°C na parcela central do Pará.

Região Nordeste:
As chuvas ocorrem em boa parte do Maranhão, Piauí, e Bahia, com possibilidade de temporais localmente fortes. Na Bahia, destaque para a chuva forte no Recôncavo Baiano, que deverão persistir ao longo dos próximos dias. O tempo firme também se faz presente na região, como no sul Baiano, Ceará e Rio Grande do Norte. Justamente em áreas com menores condições de chuvas, as temperaturas superam os 35°C, ao mesmo tempo que setores com a maior presença de nuvens, terão temperaturas menos intensas.

Região Centro-Oeste:
De maneira geral, as instabilidades se concentram na faixa norte, com chuvas no nordeste de Mato Grosso e norte de Goiás. Quanto mais ao sul da região, menos chances para chuvas. O tempo firme deve predominar no Mato Grosso do Sul e sudoeste de Mato Grosso (ao sul de Cáceres). Por outro lado, com a maior presença de nebulosidade em áreas da metade norte, devem ter uma tarde com temperaturas não tão extremas, o calor ainda é intenso no sul de Mato Grosso e boa parte do Mato Grosso do Sul, onde os índices de umidade podem ficar perto, ou abaixo dos 20%.

Região Sudeste: Contraste nas temperaturas e poucas chances para chuvas.
Condições de tempo firme na maior parte da região, exceto no extremo norte de Minas Gerais, influenciado por uma frente fria no oceano. Na faixa leste a previsão indica uma maior presença de nebulosidade, mas poucas chances para chuvas. Os destaques ficam mesmo para as temperaturas, que serão elevadas no noroeste Paulista como em Auriflama e no Triângulo Mineiro, como em Ituiutaba. Áreas mais próximas do litoral, terão uma maior influência da massa de ar frio que está no oceano.

Região Sul: Tempo firme e temperatura em elevação.
Tempo firme em toda a região, com destaque para o Rio Grande do Sul, onde as temperaturas variam entre os 12°C em Vacaria e 28°C em Cerro Largo. Já em Santa Catarina terá máxima de 28°C em Concórdia e mínima de 10°C em Campos de Lages. No Paraná, as máximas podem se aproximar dos 30°C em Floraí e mínima de 14°C em Jaguariaíva. No final do dia, algumas instabilidade se aproximam pelo Uruguai ao extremo sul do Gaúcho.  Eventualmente, podem resultar em algumas trovoadas isoladas, mas de fraca intensidade.

A Agro Xingú Corretora de Grãos trabalha com os melhores grãos do mercado e também deixa você por dentro das últimas novidades e análises sobre do agronegócio.
Não se esqueça de seguir nossas redes sociais.

Acessar Fonte da Notícia