Onda de calor: Temperatura começa subir nesta quinta-feira (14) e derruba a umidade em todo Brasil

Logotipo Notícias Agrícolas

Segundo as previsões mais recentes, a partir desta quinta-feira (14) as chuvas devem apresentar ainda mais irregularidade nas principais origens produtoras do país. Um sistema de alta pressão vai ganhar força e dar início a onda de calor nos próximos dias. Também a partir de hoje as temperaturas começam subir. 

Veja o mapa de previsão de temperatura nos próximos dias: 

GIF 14-12-2023 10-46-50
Fonte: Inmet 

“Uma frente fria avançou sobre o Rio Grande do Sul, mas começa a se afastar para o oceano nesta quinta-feira.  O ar frio desta frente fria não consegue avançar sobre o Sul do Brasil”, complementa a Climatempo. 

Na previsão do modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é possível observar a formação de algumas nuvens apenas na faixa oeste do Brasil. Ainda assim, a chuva acontece de forma irregular e com volumes baixos. O Inmet, inclusive, mantém o estado de alerta para temperaturas acima da média nos próximos dias.

“Tem previsão de poucas pancadas de chuva com raios, à tarde ou no começo da noite, na parte centro-oeste e norte do estado de São Paulo,  no Sul de Minas, na Zona da Mata Mineira, na serra a no noroeste do estado do Rio De Janeiro. Algumas pancadas de chuva passageiras também podem ocorrer em Vitória e no centro sul do Espírito Santo e no Vale do Rio Doce (MG)”, acrescenta a Climatempo para o Sudeste. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 14-12-2023 10-45-02
Fonte: Inmet 

 

A massa de ar seco e quente vai favorecer também a queda da umidade em boa parte do país. A Climatempo alerta para baixa umidade em áreas do Sudeste, Centro-Oeste e Matopiba nesta quinta-feira (14). O cenário mais crítico é previsto em pontos em Goiás, oeste da Bahia e Tocantins. Confira no mapa: 

Climatempo_Umidade_1412

 

A Agro Xingú Corretora de Grãos trabalha com os melhores grãos do mercado e também deixa você por dentro das últimas novidades e análises sobre do agronegócio.
Não se esqueça de seguir nossas redes sociais.

Acessar Fonte da Notícia