Mantendo as características típicas do inverno, os modelos meteorológicos continuam sem indicar mudanças significativas nas condições do tempo nas principais áreas de produção agrícola do país.
Segundo a Climatempo, a passagem de uma frente pode, no entanto, favorecer a formação de nuvens carregadas em algumas áreas do Centro-Sul do Brasil. A consultoria afirma que além dos três estados da região Sul do Brasil, alguns pontos no Mato Grosso do Sul e em São Paulo podem receber pancadas de chuvas nesta quinta-feira (27).
“Áreas de instabilidade que ficaram sobre o Sul do Brasil e o Paraguai, após a passagem de uma frente fria, espalham muitas nuvens sobre o centro-oeste e o sul de Mato Grosso do Sul”, afirma a consultoria.
Já em São Paulo as pancadas são previstas para ocorrer no centro0oeste, sul e leste do estado. “A chuva tende a ocorrer à tarde e à noite, incluindo a região da Grande São Paulo. Também pode chover a partir da tarde no sul do estado do Rio De Janeiro e à noite no Grande Rio”, complementa.
O modelo Cosmo mostra que apesar das áreas de instabilidade, as chuvas mais volumosas são previstas para o Sul do Brasil e o sistema ainda não terá força o suficiente para romper a intensa massa de ar seco que algumas semanas atua no interior do Brasil, elevando as temperaturas e derrubando a umidade relativa do ar.
Com relação aos volumes, o modelo prevê acumulados entre 20mm e 40mm nas próximas horas, com destaque para o norte do Rio Grande do Sul que deve registrar a precipitação mais significativa. A tendência é que a partir de amanhã, as chuvas ganhem intensidade, aumentando os volumes também em Santa Catarina e centro-Sul do Paraná, com previsão de acumulados entre 20mm e 40mm.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: