A organização de uma nova frente fria vai marcar o início da semana e a previsão indica condição para novas chuvas intensas no Sul do Brasil nos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), inlusive, emitiu alerta laranja para chuvas intensas no Rio Grande do Sul, válido até as 10h da próxima terça-feira (12).
“Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, afirma a publicação.
Para os demais estados do Sul do Brasil, a tendência é de tempo firme neste início da semana. Apenas a partir do dia 14, próxima quinta-feira, um novo sistema deve avançar e aumentar as áreas de instabilidade em Santa Catarina e no Paraná, com acumulados entre 20mm e 40mm. Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Para o Centro-Norte do Brasil, as condições continuam sendo de tempo muito seco, inclusive com alerta para baixa umidade relativa do ar. Em Goiás, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul e no centro-sul do Tocantins o cenário é mais crítico e a umidade relativa do ar deve ficar entre 20% e 12%.
“O dia será de bastante sol e temperaturas elevadas no período da tarde. As máximas passam facilmente da casa dos 30ºC no interior de SP. O mesmo cenário deve se repetir na terça-feira. E a umidade relativa do ar fica abaixo dos 20% no norte paulista. Em Barretos, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, por exemplo”, complementa a Climatempo.
O mapa de risco de incêndio da Climatempo classifica entre “alto e altíssimo” o risco para ocorrência de incêndio nessas áreas nesta segunda-feira (11), indicando áreas no Tocantins, Goiás e Mato Grosso como as maior risco. Veja no mapa abaixo: