Nesta quinta-feira (2), o mercado da soja volta a subir registrando altas de dois dígitos entre os contratos mais negociados. Perto de 8h10 (horário de Brasília), os preços subiam entre 10 e 11,50 pontos, trazendo o novembro de volta aos US$ 13,02 e levando o maio a US$ 13,52 por bushel. A volatilidade continua forte e presente.
No complexo soja, altas de mais de 1% no óleo de soja, que dão suporte também às cotações do grão, enquanto o farelo sobe, mas de forma mais modesta. E além do grão, os derivados também se mantém bastante voláteis. No entanto, o consumo interno maior nos EUA ajuda na sustentação, segundo analistas e consultores.
O mercado segue dando cada vez mais espaço às informações sobre o clima ainda bastante irregular no Brasil, que mantém o plantio atrasado, bem como a possibilidade da chegada desta nova oferta, o que também acaba sendo um suporte importante para os preços na CBOT.
As previsões continuam a sinalizar condições adversas para o avanço dos trabalhos de campo, em especial no sul do país, onde são esperadas mais chuvas, um novo ciclone e em áreas onde já há campos encharcados e com perdas irreversíveis, no milho, por exemplo.
Veja como fechou o mercado nesta quarta-feira: