Desde a última sexta-feira, dia 6, o Tecon Imbituba, terminal de contêineres administrado pela Santos Brasil em Imbituba (SC), tem recebido navios originalmente destinados ao Porto de Navegantes, também situado no litoral catarinense.
Conforme informações da Santos Brasil, o Porto de Navegantes teve o canal de acesso fechado na semana passada devido às intensas chuvas que afetaram a região nos últimos dias. As 31 manobras previstas até domingo (7) foram todas canceladas devido às condições climáticas adversas.
Veja também: Como está o milho exportação?
O terminal de contêineres, localizado em um porto de águas profundas, pronto para receber os maiores navios sem restrições físicas ou de navegação, realizou a primeira operação extra na sexta-feira (6), com uma embarcação que tinha destino inicialmente previsto para Navegantes. Na última segunda (9), uma embarcação proveniente da Ásia atracou no terminal, ambas movimentando cerca de 2.200 TEUs (unidades equivalentes a um contêiner de 20 pés) cada; e, na quarta-feira (11), o Tecon recebeu um navio do serviço do Mediterrâneo. Na quinta-feira (12), ocorreu uma operação de cabotagem.
Danilo Ramos, diretor Comercial de Operações Portuárias da Santos Brasil, destaca que “devido à sua localização abrigada e estratégica, com águas profundas, infraestrutura e equipamentos de grande porte, além da qualidade dos serviços prestados, que é uma marca da Santos Brasil, o Tecon Imbituba possui capacidade adicional para atender demandas extraordinárias, minimizando o impacto das chuvas nas operações de contêineres e logística da região, assim como em outros eventos de força maior”.
No segundo trimestre deste ano, o terminal registrou a movimentação de 14.614 contêineres, um aumento de 9,7% em comparação com o mesmo período do ano passado, impulsionado principalmente pelo crescimento no fluxo de cabotagem, que representou 93,8% do total movimentado no terminal. Já o fluxo de longo curso correspondeu a 6,2% do total operado no trimestre.