Temperaturas devem chegar aos 40°C nesta quarta-feira (08.11)

A quarta-feira (08) será marcada pelas chuvas irregulares em grande parte do país, com destaque para a região norte, onde estão previstos os maiores volumes do dia. A previsão indica até 40 mm – que podem ser superados na região do AMACRO (Amazonas, Acre e Rondônia). 

Outro grande destaque em relação às instabilidades, é a aproximação de uma nova frente fria – sistema de chuvas – pela fronteira sul. Essa condição traz a possibilidade de temporais entre a tarde e noite, além de causar a intensificação da massa de ar quente à frente das chuvas, resultando no aumento das temperaturas na região Sul. 

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

Praticamente todos os setores do país devem registrar temperaturas elevadas, com marcas perto ou acima dos 40°C em áreas do Centro-Oeste, Norte e Norte do Nordeste.  Em algumas estações, essas temperaturas elevadas serão acompanhadas de baixos índices de umidade, condição que acelera a perda de umidade do solo. Confira o mapa da previsão e a previsão por região.

Região Norte:  Chuvas intensas no AMACRO e forte calor no PA e TO.
As instabilidades migram para setores do oeste da região, especialmente na Boca do Acre (AM)  com até 40 mm e Brasiléia (AC) com até 30 mm. Já no estado do Pará o calor segue forte com até 40°C em Castanhal e com chuvas expressivas, até 30 mm, em Tucuruí (PA). Em contraste, Tocantins experimentará uma redução nas chuvas, principalmente no sul, enquanto Rondônia enfrentará chuvas irregulares.

Região Nordeste: Chuvas no SEALBA e forte calor no CE e PI.
As instabilidades ficam mais irregulares, mas seguem ocorrendo, nas áreas produtoras do Maranhão, Piauí e no oeste da Bahia. Por outro lado, os resquícios de uma frente fria oceânica, mantém as condições de chuvas no Recôncavo Baiano e SEALBA, promovendo um céu mais nublado. Nas regiões leste do Nordeste, as temperaturas máximas se mostram mais amenas, não ultrapassando os 30°C, devido à densa cobertura de nuvens. No entanto, no norte do Piauí e Ceará, os termômetros devem registrar temperaturas elevadas, superando os 40°C.

Região Centro-Oeste: Chuvas irregulares e forte calor.
Há condições de chuva em grande parte do centro-oeste, mesmo que elas fiquem mais concentradas na faixa norte do Mato Grosso. Nos demais setores, é esperado um padrão mais irregular dessas instabilidades. Entre a tarde e noite, novas chuvas devem ocorrer sobre o Mato Grosso do Sul, com potencial para temporais localmente fortes. Outro destaque para a região é o forte calor, que deve afetar todas as áreas, mas com maior intensidade na grande região do Pantanal, onde os termômetros podem superar os 40°C. Condição que pode ser acompanhada por índices de umidade perto ou abaixo dos 20%. Essa combinação acelera a perda de umidade do solo, o que pode comprometer o desenvolvimento inicial das lavouras.  

Região Sudeste: Secura e calor, mas chances de pancadas no final da tarde.   
No geral, o tempo fica firme na maior parte da região, apesar da ocorrência de algumas instabilidade no noroeste Paulista e Triângulo Mineiro. As chuvas que devem acontecer na forma de temporais, irregulares, no período da tarde, como uma resposta do forte calor. Apesar disso, nos horários mais criticos, os índices de umidade podem ficar perto ou abaixo dos 20% em várias estações – com exceção apenas do litoral- condição que deve ser acompanhada por temperaturas muito elevadas. Essa combinação, aumenta a perda de umidade do solo e das plantas, mas o quadro hídrico é adequado para a maioria dos cultivos.

Região Sul: Frente fria (sistema de chuvas) traz nova rodada de instabilidades e aumento no calor.
A chegada de uma frente fria pela fronteira sul promete desencadear nova onda de instabilidade climática no sul gaúcho. Com o progresso dessa frente, ocorre o aprisionamento do ar quente precedendo as chuvas, levando à expectativa de uma tarde com temperaturas elevadas no norte do Rio Grande do Sul, estendendo-se até o Paraná. Essa situação é ainda intensificada pela significativa umidade transportada pelos ventos dos Jatos de Baixos Níveis, aumentando as instabilidades. Isso pode resultar em condições propícias para a formação de granizo e ocorrência de temporais no sul do Rio Grande do Sul. No nordeste do Paraná, cidades como Paranavaí podem experimentar temperaturas ultrapassando os 35°C, similarmente em São Miguel do Oeste (SC) e Santa Rosa (RS), enquanto na região metropolitana de Porto Alegre (RS), os termômetros podem atingir até 30°C. Nessas localidades mais ao norte, as condições ainda não favorecem a precipitação de chuvas.

A análise é do metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Aline Merladete.

A Agro Xingú Corretora de Grãos trabalha com os melhores grãos do mercado e também deixa você por dentro das últimas novidades e análises sobre do agronegócio.
Não se esqueça de seguir nossas redes sociais.

Acessar Fonte da Notícia