Após uma sequência de dias mais quentes no Centro-Sul – um prenúncio do avanço de uma frente fria – o sistema de chuvas deve chegar ao território nacional. As instabilidades devem ser registradas na segunda metade do dia, com indicativos de forte intensidade.
Os temporais devem ser acompanhados de raios, vendavais e até mesmo queda de granizo em alguns setores do sudoeste gaúcho. A princípio, as chuvas ficam sobre a metade sul do Rio Grande do Sul, mas no decorrer do final de semana o sistema deve chegar até áreas do sul do Mato Grosso do Sul e São Paulo.
O avanço dessas chuvas deve trazer um bom suprimento de umidade no solo, possibilitando um bom desenvolvimento para as lavouras de trigo e milho safrinha que ainda estão nos estádios iniciais da temporada.
A sexta ainda terá temperaturas mais elevadas, mas a tendência é de que haja um declínio acentuado no ao longo do final de semana. Onde as temperaturas passam dos 30 para os 15°C em muitos setores. Neste momento, não há previsão de frio intenso ou geadas em áreas críticas.
Veja o mapa e a previsão por região na sequência.
Região Norte
Na sexta-feira, as precipitações continuam majoritariamente concentradas no oeste e norte da região, com previsões de volumes mais significativos para a extensa região de Japurá, no Amazonas. No sul do Pará e Tocantins, o clima seco deve persistir, o que será propício para a maturação das safras de verão ainda existentes no campo e contribuirá para aprimorar a qualidade das fibras de algodão na área.
Região Nordeste
Nesta sexta-feira a previsão do tempo para a região Nordeste é de tempo instável, com chuvas concentradas principalmente nas áreas do leste, ao passo que no interior da região, a previsão é de tempo quente e seco. No norte do Maranhão e do Piauí, pode haver algumas pancadas de chuva, mas não esperamos que sejam suficientes para alterar significativamente as condições atuais. As áreas do Ceará devem receber menos precipitação em relação aos dias anteriores. A condição de estiagem deve agravar a situação no quadro hídrico em lavouras da Bahia.
Região Centro-Oeste
A previsão do tempo para a região Centro-Oeste do Brasil indica condições de clima seco e quente, que podem ser prejudiciais às lavouras em campo. Em Mato Grosso do Sul, a temperatura máxima pode atingir 34,9°C em Aquidauana. Em Mato Grosso, as temperaturas podem chegar até 37°C em Alta Floresta, com chuvas muito irregulares nas proximidades de Aripuanã. No estado de Goiás, a temperatura máxima esperada é de 34°C em São Miguel do Araguaia. A combinação de altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar pode levar ao estresse hídrico das plantas, impactando a produtividade e podendo causar danos significativos à agricultura da região.
Região Sudeste
Nesta sexta-feira, a região Sudeste deve manter, em grande parte, as condições de tempo. Entretanto, algumas instabilidades podem ocorrer no Espírito Santo e nordeste de Minas Gerais, provocadas pelos ventos oceânicos e um cavado –uma região alongada de baixa pressão. Apesar dessas condições, a quantidade de chuva que deve cair ainda é pequena. Em áreas do noroeste de Minas, registra-se perda de umidade do solo e das plantas, devido ao calor e ao tempo seco. Portanto, recomenda-se atenção especial aos baixos índices de umidade nesta região.
Região Sul
Nesta sexta-feira indica a chegada de uma frente fria que trará mudanças significativas no clima. No sul do Rio Grande do Sul, as chuvas deverão iniciar na segunda metade do dia, podendo vir acompanhadas de instabilidades fortes, que incluem muitos raios, vendavais e até mesmo queda de granizo. É importante tomar precauções diante deste cenário. A região do litoral Lagunar, por sua vez, deve receber até 30 mm de chuva no decorrer do período. Apesar da chegada desta frente fria, as temperaturas seguem elevadas, especialmente no Paraná e Santa Catarina