“O plantio americano vem ocorrendo de maneira bem antecipada. Entretanto, o mercado está de olho no clima para as próximas semanas. Com a semente no solo, as chuvas são necessárias e segundo os modelos analisados durante o final de semana, as próximas quatro semanas devem ter precipitação abaixo do normal para o período e temperaturas elevadas”, afirma a Agrinvest Commodities.
Os números trazidos pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) no final da tarde desta segunda-feira (22) continuam apontando este cenário. O reporte informa que o plantio da soja estava concluído em 66% da área até este domingo (21), contra 49% da semana anterior,47% do mesmo período do ano passado e 52% de média plurianual. A expectativa do mercado era para os exatos 66%.
Ainda sobre a soja, o USDA informou que 36% das lavouras já germinaram, contra 20% da semana passada, 19% do mesmo intervalo em 2022 e 24% de média.
As fotos abaixo são da especialista internacional em commodities, Karen Braun, de lavouras de soja em alguns dos estados-chave de produção dos Estados Unidos. “Há vários estágios da soja nos EUA agora, mas a maior parte deles em boas condições. Em Minnesota e na Dakota do Sul, as plantas acabaram de despontar no solo”, diz.
Sobre o milho, o número apontado pelo USDA é de 81% de área plantada, também com bom avanço semanal de 16 pontos percentuais. O mercado apostava em 82%, Há um ano, neste mesmo período, a semeadura do cereal estava concluído em 69% e a média é de 75%. O reporte ainda apontou que 52% dos campos de milho já emergiram, contra 30% da semana anterior, 35% do ano passado e 45% de média.