Hoje, 25 de maio é comemorado o Dia da Indústria, e a Cooperativa Agroindustrial Copagril, uma das maiores cooperativas do agronegócio brasileiro celebra essa data com louvor e prospectando o aumento de suas unidades industriais. Desde sua fundação, em 1970, a Copagril atua na transformação de grãos em produtos essenciais para as atividades pecuárias dos seus associados.
A Copagril conta três unidades industriais no munícipio de Marechal Cândido Rondon: o Complexo Industrial que comporta uma Unidade Industrial de Soja, a Fábrica de Ração (UIR II), e uma Unidade Industrial de Rações (UIR I).
De acordo com o diretor-presidente da Copagril, Eloi Darci Podkowa, a cooperativa está realizando neste ano novos investimentos no complexo industrial, ainda neste ano. “Nossa projeção para a unidade de esmagamento é ampliar a capacidade de processamento de soja em 60%”, declara.
Atualmente, a unidade esmagadora processa 800 toneladas/dia de soja, totalizando 24.000 toneladas/mês. Com os novos investimentos, a capacidade de processamento passará a ser de 1.300 toneladas/dia totalizando 35.000 toneladas/mês.
Para alcançar o objetivo, a Copagril está investindo em novos maquinários e equipamentos de tecnologia de ponta para otimizar os processos e aumentar a capacidade de produção.
Por meio do investimento no Complexo Industrial, também será aumentada a capacidade de produção de ração. Desse modo, a Copagril agregará valor a toda a cadeia produtiva da agroindústria. “Com essa iniciativa, estamos comprometidos em aumentar nossa capacidade produtiva, atendendo à crescente demanda por produtos derivados da soja. Essa expansão reflete nosso compromisso de impulsionar o agronegócio, fortalecer nossa posição no mercado e oferecer maior valor aos nossos associados”, informa o diretor-presidente da Copagril, Eloi Darci Podkowa.
Óleos e Rações
A Unidade Industrial de Soja situada no Complexo Industrial é produtora de farelo de soja e óleo degomado. Os produtos são destinados para o mercado interno, como empresas de refino de óleo, industrias de biodiesel e fábrica de rações, além de atender a demanda de exportação. Estes produtos são utilizados como matéria-prima para a fabricação das Rações Copagril, além da utilização em outros produtos alimentícios voltados para alimentação animal e humana.
Já a Fábrica de Rações II, também situada no Complexo Industrial, é especializada na produção de ração para bovinos e peixes. A Copagril possui ainda a Unidade Industrial de Rações (UIR I), que tem como única atividade a produção de ração para suínos. Essa linha de ração é exclusiva para esta cadeia produtiva, para que possa oferecer soluções completas para a alimentação animal em todos estágios de desenvolvimento, incluindo as matrizes.
A Copagril se destaca como uma das principais cooperativas agroindustriais do país com suas indústrias de óleos e rações, e contribui para o desenvolvimento da agropecuária brasileira através de soluções completas e de alta qualidade para seus clientes.
Certificado de Segurança e Qualidade
A Unidade Industrial de Soja é certificada no maior módulo de certificação GMP+ Internacional: o GMP+ FSA. Esta certificação é baseada nos princípios de gerenciamento de qualidade da ISO 9001 e no placo HACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle – em português), e garante confiança e segurança na produção de matérias-primas destinadas à fabricação de rações para alimentação de animais como, por exemplo, o farelo e óleo de soja produzidos na Unidade Industrial de Soja.
Dentro das categorias de certificação, a Copagril está inserida no grupo B2 (Produção de Ingredientes para Ração), o qual incorpora limites de segurança para alimentos e rações, rastreabilidade, monitoramento, programas de pré-requisitos e um sistema próprio de notificação de incidentes, conhecido como Early Warning System (EWS).
Obter a certificação GMP+FSA destaca a Copagril no mercado
A certificação tem validade de 3 anos e confere à Copagril a produção GMP+ Assegurada, o que representa conformidade aos padrões de excelência e melhores práticas do setor, além da abertura de novos e melhores mercados interno e externo, para comercialização dos produtos.