Nos preparativos para a safra da soja, operadores de máquinas das Fazendas Bartira, em Tangará da Serra, ampliaram conhecimentos para aproveitarem ao máximo das tecnologias disponíveis nos maquinários. O curso Operação e máxima performance de tratores e plantadeiras Fendt, foi realizado graças à parceria entre Sindicato Rural, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e o Grupo AGCO, que representa a marca Fendt no estado.
Instrutor credenciado ao Senar-MT, Wanderley Gusmão foi quem ministrou o treinamento aos oito operadores do Grupo. Segundo ele, o curso visa capacitar os profissionais para melhor aproveitamento dos recursos disponibilizados nas máquinas. “É um treinamento exclusivo que ensina sobre a parte tecnológica, configuração, calibração e regulagem, extremamente importante principalmente agora que estamos na largada do plantio de soja”, destacou.
Operador de máquinas, Áureo José Schneider acredita que o aperfeiçoamento seja importante para se manter no mercado. “Para quem não busca se capacitar, as máquinas têm vindo com tecnologia até demais, por isso que o Senar tem implantado os cursos para as pessoas se evoluírem cada dia mais e acompanharem as tecnologias”.
Coordenador de campo da Unidade San Antônio das Fazendas Bartira, Gabriel Andrei de Souza, também participou do treinamento. Segundo ele, a expectativa pós-curso é alta. “Acreditamos que vai ter uma melhoria no desempenho dos operadores em relação ao manuseio dos equipamentos. A expectativa é que possamos aproveitar ao máximo das operações”, afirma.
Os interessados em realizar esta ou outra capacitação devem entrar em contato com o Sindicato Rural que atende o seu município. No site do Sistema Famato há o contato dos 94 Sindicatos Rurais do estado. Acesse clicando aqui.