Arroz: Resistência a herbicidas no controle de plantas daninhas fez BASF buscar novas tecnologias para dar suporte ao produtor; conheça

A presença de plantas daninhas nas lavouras de arroz no Brasil é altamente prejudicial ao desenvolvimento do cereal e, consequentemente, aos resultados financeiros que o produtor busca ao final de uma safra. Elas podem provocar quebras na produtividade de até 90% do total cultivado. Mesmo em índices menores, tendem a diminuir bastante a rentabilidade do rizicultor.

“O maior desafio, hoje, do produtor de arroz no Brasil é o combate às plantas daninhas e a principal alternativa que ele precisa fazer neste sentido é inserir novas ferramentas. Por isso, a BASF oferece ao mercado soluções inovadoras como os Sistemas de Produção Clearfield® e Provisia™ para a cultura”, explica Matheus Scherer, Desenvolvimento de Mercado da BASF.

As principais daninhas relacionadas ao cultivo no país são o arroz daninho, vermelho, preto ou voluntário, além do capim arroz e outras que são mais específicas de acordo com o sistema de cultivo e região. As plantas daninhas causam matocompetição por água, luz, nutrientes e espaço. Além disso, atuam como hospedeiras intermediárias de doenças e pragas, dificultando o manejo.

Lançado há 20 anos, o sistema Clearfield® é extremamente fundamental para o desenvolvimento da cultura do arroz no Brasil, com herbicidas altamente efetivos no controle do arroz vermelho e de outras importantes plantas daninhas. Porém, fatores como o mau uso da Tecnologia CL, uso de sementes piratas, sub-dosagem de herbicidas e uso de herbicidas não recomendados para a Tecnologia, acarretou no desenvolvimento de resistência de plantas daninhas. Nesse cenário, a BASF precisou buscar soluções agregadoras nos últimos anos.

“A partir desse cenário de resistência de plantas daninhas, que é a principal dor do produtor de arroz, foi desenvolvida a tecnologia Provisia™, que não substitui o Clearfield®, mas agrega ao sistema de produção no qual visamos uma diversificação de tecnologias para não só combatermos as espécies invasoras, mas também galgarmos maior teto produtivo no arroz”, explica Scherer.

ef453fa5-fd39-4fac-99eb-49b86f47a2fc

Confira a primeira entrevista da segunda etapa da Websérie Lidero™ com o Notícias Agrícolas:

A Agro Xingú Corretora de Grãos trabalha com os melhores grãos do mercado e também deixa você por dentro das últimas novidades e análises sobre do agronegócio.
Não se esqueça de seguir nossas redes sociais.

Acessar Fonte da Notícia