Na última quinta-feira, 13 de março, o auditório da Embrapa Agropecuária Oeste foi palco da primeira edição do 9º Ciclo de Seminário CanaMS. Com o tema central voltado aos tratos culturais de soqueiras, o evento reuniu mais de 140 pessoas em um ambiente de interação e oportunidades de inovação.
Os números impressionantes da Safra de cana-de-açúcar em Mato Grosso do Sul também são um reflexo do sucesso dos Seminários. Segundo dados da Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul), o Estado atingiu um recorde histórico, superando 50,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, além de produzir 2,1 milhões de toneladas de açúcar e 3,7 bilhões de litros de etanol. Esses resultados posicionaram Mato Grosso do Sul como o 4º maior produtor nacional de cana-de-açúcar, etanol e açúcar.
Para o Diretor Executivo da Biosul, Érico Paredes, o evento demonstra o ambiente institucional favorável do estado, reunindo diversos setores em busca de oportunidades de crescimento e colaboração. Ele destacou que “poucos Estados brasileiros têm a oportunidade de ter um ambiente institucional igual ao de Mato Grosso do Sul”.
A parceria entre Embrapa, Biosul, Sulcanas e TCH Agrícola foi essencial para o sucesso do evento, como ressaltou o Chefe Geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Harley Nonato de Oliveira que em sua fala disse “são parcerias como essas e a confiança dos patrocinadores do CanaMS que nos oportunizam momentos de conhecimento. Esses eventos aqui na Embrapa são o ponto de encontro do setor sucroenergético do MS”.
O pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste e coordenador do CanaMS, Cesar José da Silva, compartilhou as novidades, expectativas e avanços que marcam esta 1ª edição do Ciclo de Seminários 2024. O diretor da TCH Consultoria em Gestão Agrícola,José Trevelin Júnior enfatizou que o evento proporciona um panorama abrangente das tendências, desafios e oportunidades do setor sucroenergético estadual, evidenciando a importância do compartilhamento de conhecimento e experiências para o desenvolvimento contínuo da indústria.
Palestras – A programação do evento contou com a palestra sobre “Manejo integrado e inteligente de plantas daninhas: controle com seletividade”, proferida pelo consultor da BSS, Carlos Roberto Machado Júnior. O tema “Nanofertilizantes: inovação no manejo nutricional de plantas e qualidade do solo” também foi abordado, por meio da apresentação feita pela diretora técnica da Polli Fertilizantes Especiais, Thais Ramari. O especialista em fisiologia e nutrição vegetal da Kracht, Israel Lyra, apresentou algumas soluções desenvolvidas pela empresa e que podem otimizar a produtividade do canavial em condições adversas, especialmente em relação aos solos arenosos.
Já Renato Ducatti Delarco, experiente Produtor Rural, apresentou o tema “Preparo localizado de cana-de-açúcar como manejo alternativo em tratos culturais de cana-de-açúcar”. Danilo de Souza Fiorelli, gerente agrícola da fazenda São José, trouxe informações na palestra intitulada “Tonelada Colmos por Hectares – TCH 100 e 7 cortes”. A fitopatologista da Croppen, Fernanda Dias Pereira, abordou o tema “Novas abordagens no manejo da estria vermelha da cana-de-açúcar”