A comissão da Missão Logística Europa 2024, organizada pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), se reuniu nesta sexta-feira (20) com o embaixador do Brasil em Berlim, na Alemanha, Roberto Jaguaribe, para discutir as principais preocupações dos produtores mato-grossenses em relação à nova lei europeia sobre desmatamento. Além disso, o grupo também realizou uma visita ao Porto de Hamburgo, o segundo maior porto da Europa, como parte do quinto dia da missão.
De acordo com o presidente da Aprosoja MT, Lucas Costa Beber, a reunião com o embaixador Roberto Jaguaribe foi focada em abordar as implicações da nova legislação europeia e a importância de promover a sustentabilidade praticada pelos agricultores brasileiros.
“Tivemos uma conversa muito boa com o embaixador Roberto Jaguaribe e novamente trouxemos essa preocupação com a nova lei anti-desmatamento europeia, inclusive tivemos notícias que a Alemanha está pedindo a prorrogação. Aproveitamos também para pedir a ele estratégias para divulgar melhor a sustentabilidade que o produtor brasileiro tem praticado e vamos avançar nos assuntos ambientais nas relações comerciais com a Europa”, afirmou Lucas Costa Beber.
O senador Wellington Fagundes, que acompanhou a missão, também destacou na reunião a importância de atrair investimentos para o estado. “A Alemanha foi um dos principais países a investir na industrialização brasileira e a relação com a Embaixada é fundamental para atrair empresas que queiram investir nessa região”, disse Fagundes.
A deputada federal Coronel Fernanda (PL-MT) aproveitou a ocasião para destacar o impacto positivo do agronegócio no desenvolvimento das cidades e a importância de valorizá-lo. “A maior preocupação que apresentamos foi a valorização do agro. O agro não é apenas uma atividade comercial, ele é o fomentador de um bem-estar social, que, às vezes, até o próprio governo não consegue atingir. Hoje o agro transforma vidas, municípios e estados. O Mato Grosso de 30 anos atrás não é o mesmo de hoje, e isso se deve ao agro. Ele traz investimentos, gera empregos e melhora a qualidade de vida das pessoas”, destacou a deputada.
O senador Fagundes e Lucas Costa Beber também ressaltaram a questão do prazo para a implementação da nova lei europeia, que pode gerar desafios logísticos e econômicos para os produtores brasileiros. “A Alemanha pediu seis meses de prazo para o cumprimento dessa lei que querem impor ao Brasil e ao resto do mundo”, explicou Fagundes. “E deixamos claro que o Brasil tem capacidade de produzir com sustentabilidade, ao mesmo tempo em que traz desenvolvimento para sua população”, complementou o presidente da Aprosoja MT.
Além das discussões políticas, o quinto dia da missão também incluiu uma visita ao Porto de Hamburgo, conhecido por sua infraestrutura avançada e rota estratégica de exportação e importação. O porto, que conecta centenas de outros portos ao redor do mundo, é fundamental para o comércio de commodities agrícolas, como soja e milho. “Estamos aqui em Hamburgo, na Alemanha, visitando a empresa HaBeMa. Foi muito importante entender a logística local, mas o nosso foco principal, mais uma vez, foi tratar aqui sobre a lei anti-desmatamento europeia, e não só o impacto que pode causar para a agricultura, mas para a nossa sociedade no Brasil em geral, e principalmente no aumento de custo logístico e a dificuldade da segregação desses grãos”, afirmou Lucas Costa Beber.
A deputada Coronel Fernanda destacou a estrutura logística integrada do Porto de Hamburgo e como o Brasil pode aprender com esse modelo. “Hoje estamos no Porto de Hamburgo, conhecendo instalações que unem o porto, linha de trem e rodovia. O Brasil está à frente em muitas áreas, mas essa visita tem sido uma grande aprendizagem, especialmente porque vamos enfrentar desafios com a nova lei anti-desmatamento”, disse a parlamentar.
Jes Christian Hansen, CEO da HaBeMa, e Carolin Frank, do departamento de Comércio Exterior de Hamburgo, também expressaram a importância das relações com o Brasil. “É sempre um prazer para nós recebermos pessoas do mundo todo. Nós apreciamos as visitas pois é muito importante que possamos nos entender. É muito importante conhecer o sucesso das regiões e até mesmo os seus problemas, temos a mente aberta para aprender sobre o que acontece no mundo em diferentes regiões”, disse o CEO da HaBeMa.
“Estamos muito felizes por ter a delegação aqui em Hamburg, porque sabemos que as relações entre a Europa e Hamburg, especialmente, são muito importantes para ter relações com a América Latina”, completou Carolin Frank, do departamento de Comércio Exterior de Hamburgo para a América Latina.
A HaBeMa Futtermittel GmbH & Co. KG é uma das principais empresas de ração da Alemanha, especializada em produção de ração composta, manuseio de matérias-primas e distribuição eficiente, utilizando tecnologia de ponta para atender aos mais altos padrões de qualidade. A empresa mantém relações comerciais de grande relevância com o Brasil, e a visita da comitiva brasileira reforça a importância desses laços.
Com a missão de promover a agricultura sustentável do Brasil e enfrentar os desafios impostos por novas legislações, a Aprosoja MT continua com as agendas pela Europa, buscando soluções que favoreçam os produtores brasileiros e o desenvolvimento sustentável no agronegócio.