O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando atualizações sobre a safra de milho no estado. O levantamento destaca que a produtividade da segunda safra de milho no estado deverá ser 1,72% maior do que a última estimativa.
Sendo assim, os técnicos do Instituto apontam rendimento de 110,02 sacas por hectare de produtividade média esperada para o Mato Grosso, índice superior as 108,16 sc/ha estimadas em maio.
“Essa melhora na expectativa está atrelada ao bom desenvolvimento das lavouras e aos bons rendimentos dos primeiros talhões colhidos no estado”, explica o Imea.
Sendo assim, a estimativa de produção final do estado passa a ser de 45,84 milhões de toneladas, elevação de 1,79% com relação à última estimativa, mas ainda 12,68% inferior a safra 2022/23, que registrou recorde histórico.
O relatório ainda destaca que “o rendimento final ainda está em aberto, devido às incertezas para o ciclo, como incidência de possíveis pragas e doenças que podem interferir na produtividade”.
Os técnicos do Imea ainda aponta que, diante de previsões apontando um período de estiagem pela frente no Mato Grosso, a tendência é de que os trabalhos de colheita consigam avançar rapidamente nos próximos dias.