O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que esta semana semana deve ser marcada por grandes volumes de chuva entre as regiões central, sudeste e norte do Brasil. De acordo com o que indica o modelo Cosmo, os volumes podem ultrapassar os 100 milímetros no período de sete dias até a segunda-feira (25), em algumas localidades do Amazonas, sul do Mato Grosso, Goiás, norte do Mato Grosso Sul e áreas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Nesta terça-feira (19), há alertas de diferentes níveis feitos pelo Inmet, que seguem até a quarta-feira (20), para as chuvas sobre a Região Sul do Brasil. A maior abrangência é de um aviso laranja de chuvas intensas, até as 12h da quarta-feira, que vai desde o sudoeste do Rio Grande do Sul até o norte de Santa Catarina e uma pequena parte do sul do Paraná. Nessas localidades, os volumes podem ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhados de ventos intensos de 60 a 100 km/h.
A previsão de chuvas mais intensas, com aviso vermelho de grande perigo, está concentrada entre o nordeste do Rio Grande e o sudoeste de Santa Catarina. Para essas áreas, pode haver chuva 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. O Inmet alerta que há grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas e, em cidades com tais áreas de risco.
Segundo o Inmet, esta semana começou com uma atuação de uma frente frio, que avançará para o oceano. Durante o final da semana, a previsão é de que o tempo fique firme em grande parte do Rio Grande do Sul e, na sequência, em Santa Catarina e Paraná.
Para as Regiões Centro-Oeste e Sudeste, as instabilidades persistirão, proporcionando chuvas localmente significativas em Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, com acumulados previstos acima de 40 mm e em torno de 100 mm em algumas localidades, segundo o Inmet.
Em São Paulo, os acumulados poderão superar 20 milímetros até o início da próxima semana em grande parte do estado, exceto em localidades da parte central do Estado, onde são esperados volumes menores nos próximos dias.
O Inmet ressalta que neste início de semana, a frente fria que vem do sul do país avançará rapidamente em direção ao oceano, alinhando um canal de umidade sobre as regiões Sul e Sudeste a partir da sexta-feira (22), o que provocará chuvas mais expressivas na faixa central do país.
No Nordeste, previsão indica tempo quente e seco em grande parte do centro-leste da região. Contudo, há tendência de aumento da nebulosidade com pancadas de chuva a partir do dia 24, especialmente no centro-sul da Bahia, onde os acumulados podem superar 50 mm. Em algumas áreas do sul do Piauí e do Maranhão, há condições para chuvas isoladas ao longo da semana.
Na Região Norte, áreas de instabilidade associadas ao calor e à alta umidade provocarão pancadas de chuva ao longo da semana, com acumulados acima de 50 mm (tons de amarelo a laranja) no centro-oeste do Amazonas, Acre, Rondônia e sul do Tocantins, podendo superar 100 mm em alguns locais (tons de vermelho a rosa). Nas demais áreas da região, as chuvas serão isoladas, variando entre 30 mm e 50 mm.