Chuvas com volumes superiores a 50 milímetros em 24 horas devem ser registradas sobre grande parte do Paraná, especialmente mais a leste, sudoeste e sul do estado, e sobre municípios ao sul de Mato Grosso do Sul, a partir do início da próxima semana, de acordo com o que aponta o prognóstico para os próximos sete dias do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Também há precipitação prevista para o sul de São Paulo com acumulados de até 30 milímetros em 24h.
Essas chuvas iniciam nesta quinta-feira (12) sobre o Rio Grande do Sul, onde, mais a sul do estado, devem ser contabilizados acumulados entre 20 e 60 milímetros em 24h. A intensidade deverá ser maior entre a sexta-feira (13) e o sábado (14), com volumes que podem superar os 100 milímetros no dia.
O Inmet publicou um alerta de perigo potencial para grande parte do Rio Grande do Sul, sul e oeste de Santa Catarina e uma pequena faixa ao oeste do Paraná para esta quinta-feira. Para essas áreas pode haver chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo.
Durante o final de semana, principalmente no domingo (15), chove sobre todo o estado de Santa Catarina, com maior intensidade em municípios mais ao norte, e deve começar a chover também com maiores acumulados no sudoeste e sul do Paraná.
Ao longo do domingo, as chuvas ganharão mais abrangência sobre o estado paranaense, com acumulados entre 50 e 70 milímetros em 24h em algumas áreas do sudoeste, e volumes ainda maiores, podendo chegar até mesmo a 100 milímetros em 24 horas em municípios mais ao centro-sul e leste do Paraná.
Sobre o norte do Paraná as chuvas serão menos intensas e bastante fracas em alguns municípios. No noroeste paranaense, próximo da divisa com São Paulo, as chuvas não irão ultrapassar 10 milímetros em 24h, segundo o que mostra o Inmet. Mais em direção ao centro e centro-leste do estado as chuvas serão um pouco mais fortes, mas não devem superar os 20 milímetros no dia.
Entre o domingo e a segunda-feira (16) também deve chover com acumulados em torno de 40 milímetros em 24h sobre uma pequena faixa mais a sul de Mato Grosso do Sul. No centro-sul de São Paulo os volumes devem chegar a, no máximo, 30 milímetros em 24h.
Enquanto isso, todo o restante do Brasil segue com o tempo seco. As únicas exceções são uma faixa do litoral Nordeste que deve receber alguma umidade, de acordo com o que indica o Inmet, porém os acumulados de chuvas devem ser inferiores a 10 mm em 24h. Para o Amazonas e Roraima há também precipitação prevista, sobretudo para o noroeste amazonense, onde pode chover até 50 milímetros por dia em algumas áreas, mas essa previsão não abrange todo o estado.