Em uma iniciativa conjunta entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), foi lançado, nesta terça-feira (27), um mapa virtual que oferece uma rede de apoio para empresas brasileiras que desejam exportar ou abrir filiais no exterior. A funcionalidade está disponível na plataforma Brasil Exportação. Com uma interface intuitiva e de fácil navegação, o mapa digital permite que os usuários localizem rapidamente os Setores de Promoção Comercial (SECOMs) ou Escritórios da ApexBrasil (EAs) responsáveis por cada país e tenham acesso a serviços como guias de exportação para países específicos, estudos de mercado e listas de potenciais importadores por setor, contatos locais e muito mais. Esta ferramenta gratuita é fundamental para empresas que desejam iniciar ou expandir suas operações no mercado internacional, oferecendo o suporte necessário nas Américas, África, Ásia, Europa e Oceania.
Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, destacou a importância da iniciativa: “A ApexBrasil e o MRE trabalharam juntos para lançar uma novidade na plataforma Brasil Exportação, que vai ajudar empresas de todo o país a acessarem os nossos serviços no Brasil e no exterior, de maneira rápida e ágil. Trata-se do mapa digital dos escritórios da ApexBrasil e dos Setores de Promoção Comercial. Ao todo, foram disponibilizados mais de 120 postos, em 87 países e 5 continentes, com serviços de apoio às empresas brasileiras que desejam exportar e ampliar suas operações internacionalmente. É a ApexBrasil e o Itamaraty trabalhando juntos para aumentar os negócios da sua empresa, gerar empregos e aumentar a competitividade dos produtos brasileiros no exterior!”.
Segundo o embaixador Laudemar Aguiar, “O novo mapa digital dos escritórios da ApexBrasil e Setores de Promoção Comercial do Itamaraty no exterior representa um avanço significativo para as empresas brasileiras que buscam expandir sua atuação no mercado internacional. Esta nova ferramenta da plataforma Brasil Exportação não apenas oferece uma visão clara da presença geográfica estratégica do Brasil em diferentes países, mas também facilita o acesso a informações fundamentais para o processo de exportação. Com este mapa digital, as empresas brasileiras poderão contar com o suporte direto de nossos setores de promoção comercial nos consulados e embaixadas do Brasil no exterior, que oferecem serviços como estudos de mercado detalhados, orientações sobre procedimentos aduaneiros e barreiras tarifárias, além de contatos estratégicos com compradores internacionais. Acredito firmemente que este recurso digital será um divisor de águas, permitindo que nossos exportadores estejam melhor informados e preparados para enfrentar os desafios do comércio exterior, contribuindo assim para o fortalecimento da economia brasileira no cenário internacional”.