Dando continuidade às visitas pelos estados brasileiros, o programa Exporta Mais Brasil, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), chega, nesta semana, a Ilhéus, Bahia, para promover o setor de cacau e chocolate. Será proporcionado o encontro entre compradores internacionais e empresas brasileiras em rodadas de negócios, que acontecerão nos dias 17 e 18/7. A edição acontece no período em que a cidade, reconhecida como a capital do cacau, recebe o Chocolat Festival.
A fim de mostrar todo o potencial e toda a qualidade que os produtos brasileiros carregam, a ApexBrasil selecionou o maior número de convidados de outros países dentre as edições de 2024. Ao todo, serão 15 compradores de 12 países: Rússia, Países Baixos, Bélgica, Portugal, Lituânia, França, Alemanha, Islândia, Israel, Emirados Árabes Unidos, Argentina e África do Sul.
Para representar o Brasil, 30 empresas participarão das rodadas de negócios. Dessas, 12 são baianas e as demais têm origem variada entre oito estados brasileiros. Em termos de produção, as marcas também possuem características diversas, abrangendo desde amêndoas decacau até chocolates bean-to-bar.
Nesta edição, a ApexBrasil conta com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Ilhéus, da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) e do Instituto Arapyaú.
Imersão no setor
Buscando uma aproximação ainda mais forte com a produção nacional, a ApexBrasil preparou uma programação com visitas técnicas. No dia 15/7, os compradores internacionais terão a oportunidade de conhecer a Mestiço Chocolates. A marca, fruto da terceira geração de produtores de cacau no Sul da Bahia, já é exportadora e cultiva o produto no método Cabruca, preservando a Mata Atlântica nativa.
No dia seguinte, os convidados terão uma agenda dupla. Primeiramente, participarão de uma experiência imersiva na cadeia produtiva do cacau – também no sistema Cabruca – realizada pela Dengo Origens. A imersão inclui visitas a viveiros de cacau, a áreas de colheita e a uma usina de beneficiamento e industrialização da amêndoa de cacau, proporcionando o contato não apenas com o chocolate, mas também com outros derivados da amêndoa, como o mel de cacau e polpas.
No mesmo dia, os compradores irão ao Centro de Inovação do Cacau (CIC). Inaugurado em 2017, o CIC é um laboratório com foco na realização de análises de amêndoas de cacau e presta serviços a produtores de variados portes e mesmo à indústria processadora, auxiliando a monitorar a qualidade do cacau brasileiro.
Rodadas de negócios
Como de costume, o ponto central do Exporta Mais Brasil são as rodadas de negócios entre os empresários internacionais e as empresas brasileiras. A iniciativa permite uma aproximação acelerada e qualificada, sendo uma grande facilitadora na exportação dos produtos nacionais.
Nesta edição, as rodadas acontecerão nos dias 17 e 18/7, no Sebrae Ilhéus. Serão dois dias dedicados a gerar bons negócios entre os 15 compradores e as 30 marcas brasileiras. Entre as representantes do Brasil, estão empresas de diferentes graus de maturidade exportadora e de diferentes tamanhos. Também estão representados empreendimentos com liderança feminina e cooperativas. Já entre os tipos de produtos a serem promovidos, há uma variedade, passando por diversos tipos de chocolate, bem como mas abrangendo usos variados do cacau.