Descarrilamento de trem cria mais recente problema na cadeia de suprimentos para exportações de grãos dos EUA para o México

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CHICAGO/CIDADE DO MÉXICO, 14 de outubro (Reuters) – O consórcio ferroviário mexicano Ferromex e a empresa ferroviária norte-americana Union Pacific Corp disseram que pararam de emitir licenças para algumas remessas ferroviárias de grãos que passam por Eagle Pass, Texas, depois que um recente descarrilamento de trem no México fechou os trilhos.

A paralisação é uma medida temporária até que o tráfego ferroviário seja liberado após a reabertura dos trilhos, disse a Ferromex à Reuters em um comunicado na segunda-feira, acrescentando que o volume total de movimentação de grãos entre a Union Pacific e a Ferromex não será afetado.

A interrupção marca o mais recente de uma série de atrasos ferroviários de carga de grãos na fronteira, particularmente em El Paso e Eagle Pass, que têm atrapalhado as cadeias de suprimentos agrícolas entre os EUA e o maior importador de seu milho. Isso ocorre enquanto os fazendeiros dos EUA estão colhendo grandes safras de milho e soja.

A Ferromex (FXE), que opera a maior ferrovia do México, notificou a Union Pacific sobre o descarrilamento no México no sábado, de acordo com a Union Pacific. A FXE disse à Reuters que a linha ficou fechada por até 15 horas.

A Union Pacific disse que ela e a Ferromex decidiram em conjunto suspender temporariamente a emissão de licenças para os embargos ativos de FXE, dado o alto volume de carga agrícola e o aumento esperado na demanda à medida que a colheita nos EUA avança.

“Esta suspensão entra em vigor imediatamente e permanecerá em vigor até que a atual linha de trens seja liberada e os trens possam partir após a liberação”, disse a Union Pacific em um comunicado aos clientes no sábado.

Embora o México seja o principal mercado de exportação de milho dos EUA, ele também se tornou um importante mercado de destino neste ano para exportadores agrícolas que buscam compensar a lenta compra da China, um dos principais compradores de commodities.

Mas a capacidade ferroviária não consegue atender à demanda, disse Juan Carlos Anaya, Diretor Geral do Agricultural Markets Consulting Group.

“A infraestrutura não pode ser construída da noite para o dia, nem as máquinas, e isso está causando esse problema de ter uma logística eficiente entre os Estados Unidos e o México”, disse Anaya.

Reportagem de PJ Huffstutter em Chicago e Adriana Barrer na Cidade do México; Reportagem adicional de Cassandra Garrison na Cidade do México; Edição de Andrea Ricci

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