Durante a estadia no México, os vice-presidentes da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges e Ana Claudia Mendes Souza participaram de reuniões que tiveram como objetivo a consolidação de novas parcerias e troca de conhecimento técnico entre os setores pecuários do Brasil e do México.
A reunião, realizada com representantes da Asociación Mexicana de Criadores de Cebú (AMCC) e do Servicio Nacional de Sanidad, Inocuidad y Calidad (Senasica), teve como objetivo alinhar a visita de técnicos mexicanos da área de sanidade animal para reconhecer centrais de inseminação brasileiras para autorizar posteriormente a importação de material genético de sêmen e embriões.
“A visita técnica está prevista para acontecer ainda neste semestre. Brasil e México são duas grandes potências da América Latina e as ações comerciais e intercâmbios técnicos são extremamente importantes para os dois lados. O México foi o primeiro país a importar animais do Brasil, por isso, nosso país tem uma contribuição muito importante na formação dos rebanhos zebuínos mexicanos”, destaca Arnaldo Manuel.
“A reunião foi um passo importante para fortalecer as relações comerciais e uma oportunidade de mostrar o alto grau de eficiência do trabalho de seleção realizado no Brasil, hoje o maior celeiro de genética zebuína do mundo”, acrescenta Ana Claudia.
Também participou do encontro o diretor de Importações e Exportações da Direção Geral de Saúde Animal da Senasica, Fernando Riviera Espinoza.