Preços de exportação do trigo russo caem, analistas veem alta em embarques de março

Logotipo Reuters

 

MOSCOU (Reuters) – Os preços de exportação do trigo russo caíram na semana passada devido à continuidade da alta oferta no mercado mundial, enquanto os analistas preveem um crescimento significativo nos embarques da Rússia em março.

O trigo russo com 12,5% de proteína programado para entrega em abril foi cotado a 198 dólares a tonelada métrica (FOB), uma queda de 5 dólares em relação à semana anterior, informou a consultoria agrícola IKAR.

A consultoria agrícola Sovecon fixou a mesma classe de trigo entre 199 e 202 dólares a tonelada (FOB), em comparação com os 208-212 dólares da semana anterior.

“Somos forçados a colocar nosso volume nesse mercado de vendas travado e sem expansão… Até agora, a previsão é de preços muito baixos até o final da temporada”, disse Arkady Zlochevsky, chefe da União Russa de Grãos, em uma coletiva de imprensa na segunda-feira.

A Rússia exportou 1,15 milhão de toneladas de grãos na semana passada, acima das 1,12 milhão de toneladas da semana anterior.

As exportações incluíram 1,03 milhão de toneladas de trigo, acima das 0,91 milhão de toneladas da semana anterior, escreveu a Sovecon, citando dados portuários.

A primeira estimativa da consultoria para as exportações de trigo em março é de 4,6 a 5,0 milhões de toneladas, em comparação com 4,8 milhões de toneladas no ano anterior. A Sovecon estima as exportações de fevereiro em 4,1 milhões de toneladas.

Na semana passada, o presidente russo Vladimir Putin estimou as exportações de grãos da Rússia na temporada 2023/24 em 65 milhões de toneladas.

De acordo com Zlochevsky, as exportações de grãos da Rússia nesta temporada podem chegar a 70 milhões de toneladas se o governo aprovar um aumento de 4 milhões de toneladas na cota de exportação.

Até o momento, as exportações já atingiram um recorde de 47 milhões de toneladas, disse ele.

(Reportagem de Olga Popova)

A Agro Xingú Corretora de Grãos trabalha com os melhores grãos do mercado e também deixa você por dentro das últimas novidades e análises sobre do agronegócio.
Não se esqueça de seguir nossas redes sociais.

Acessar Fonte da Notícia