Produção e esmagamento de soja se mantêm estáveis; exportações apresentam crescimento

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) divulgou a atualização das estatísticas mensais do complexo brasileiro da soja até agosto, revelando que a produção de soja em grão continua sem alterações, enquanto as exportações seguem em crescimento.

Foto: Geraldo Bubniak

A previsão de produção de soja em grão permanece inalterada, com estimativa de encerrar o ciclo em 153 milhões de toneladas. O esmagamento deve atingir 54,5 milhões de toneladas, enquanto a produção de farelo de soja segue projetada em 41,7 milhões de toneladas, e a de óleo em 11 milhões de toneladas.

Processamento em agosto

Em agosto, o processamento de soja foi de 4,4 milhões de toneladas, representando uma queda de 1,6% em comparação a julho de 2024 e uma redução de 2,1% em relação a agosto de 2023, ajustado ao percentual amostral de 90,6%. No acumulado de 2024, o processamento registrou uma leve queda de 0,6% em comparação ao mesmo período do ano anterior, levando em consideração o ajuste do percentual amostral.

Exportações em alta

O volume de exportação de soja em grão foi mantido em 97,8 milhões de toneladas. Já o farelo de soja apresentou um pequeno incremento de 100 mil toneladas, passando de 22 milhões para 22,1 milhões de toneladas. As exportações de óleo de soja também cresceram, com aumento de 150 mil toneladas, saltando de 1,15 milhão para 1,3 milhão de toneladas. As receitas com exportações do complexo soja devem atingir US$ 54,1 bilhões em 2024.

Importações

Seguindo a estratégia de suplementação de mercado, a projeção de importação de soja em grão também apresentou um pequeno aumento, de 70 mil toneladas, podendo alcançar 1 milhão de toneladas. A importação de óleo de soja teve crescimento ainda maior, com aumento de 100 mil toneladas, totalizando 150 mil toneladas.

A Agro Xingú Corretora de Grãos trabalha com os melhores grãos do mercado e também deixa você por dentro das últimas novidades e análises sobre do agronegócio.
Não se esqueça de seguir nossas redes sociais.

Acessar Fonte da Notícia