RIO DE JANEIRO (Reuters) – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta quinta-feira a aprovação de financiamento de 500 milhões de reais para a implantação de uma nova usina de etanol de milho e sorgo do grupo agroindustrial 3tentos em Porto Alegre do Norte (MT).
A unidade terá capacidade inicial de produzir, ao dia, 935 mil litros do biocombustível, 587 toneladas de grãos secos de destilaria (DDGS, na sigla em inglês) e 37 toneladas de óleo de milho.
Segundo o banco fomento, o projeto também envolve a implantação de uma usina cogeradora de vapor e energia elétrica a partir de biomassa, com capacidade de geração de até 184.000 MWh ao ano.
“O Brasil tem hoje uma capacidade instalada de 6,4 bilhões de litros de etanol e os projetos em execução somam mais 2 bilhões de litros. Até 2025, a produção de etanol de milho deverá injetar cerca 20% em toda oferta no Brasil”, disse o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, em comunicado.
De acordo com o anúncio, a produção de etanol é nova para a 3tentos e a utilização do sorgo de forma adicional ao milho apresenta a introdução de uma nova matéria-prima para o biocombustível no Brasil.
A nova unidade da 3tentos está sendo construída ao norte do Vale do Araguaia, região que está em plena ampliação da área de plantio de grãos e cereais.
“Com a indústria de etanol de milho e sorgo, vamos ajudar a impulsionar o desenvolvimento econômico e social do Vale do Araguaia, contribuindo com a ampliação da produção e transformando-a em alimento e combustível renovável”, disse o CEO e fundador da 3tentos, Luiz Osório Dumoncel.
Segundo o banco, entre janeiro a outubro deste ano, as aprovações de crédito para o setor de biocombustíveis somaram 3,9 bilhões de reais, a segunda maior da série histórica, iniciada em 2005. O recorde de aprovações, de 4,5 bilhões de reais, foi obtido no ano de 2010.
(Por Rodrigo Viga Gaier)