O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.
De acordo com o levantamento, 53% das lavouras da segunda safra de milho já foram colhidas no estado, avançando dos 42% da semana passada. O restante se divide entre 10% ainda em frutificação e 90% já em maturação.
O Departamento espera que o Paraná colha 12,950 milhões de toneladas de milho nos 2,421 milhões de hectares cultivados nesta segunda safra. Se confirmada, a produção seria 9% menor de que as 14,268 milhões da safra 22/23.
Os técnicos do Deral ainda classificaram 48% das áreas como em boas condições, 33% como em médias e 19% em ruins. Esses índices mostram piora ante aos 48%, 34% e 18%, respectivamente, registrados até a semana anterior.
Detalhando a situação do milho paranaense, o Deral indica que, o clima seco está favorecendo a colheita, que está adiantada e apresenta produtividades variadas.
“Há bons resultados nas lavouras do Sul e Sudoeste, porém as produtividades seguiram abaixo da média especialmente no Noroeste, assim como no Norte e em parte do Oeste e Centro-Oeste”, aponta o Deral.